Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

sábado, 6 de setembro de 2008

O QUE É O BRASIL ?


Recentemente, presenciei um debate sobre como podemos conceituar a existência , a extensão territorial e este nosso desejo de grandeza que parece estar sempre alocado num futuro distante.
Nossa nação garantiu sua organização inicial com unhas e dentes, a partir da unidade dos limites deste imenso território. Nosso povo se formou patrocinado por esta miscigenação que se mantém dinâmica até os tempos atuais.
Se por um lado podemos argumentar que a formação de nosso povo e da idéia de nação, apresentam configurações que divergem dos processos europeus e norte - americanos.
Por outro, temos que admitir que por mais peculiar que possa nos parecer a história deste país, a grandeza da resposta dos diversos povos frente as dificuldades extremas que enfrentam na luta por sua sobrevivência, compõem as linhas que delineiam o desenho de nossa nação. Ou será que não foram pelos caminhos já aberto nas matas pelos índios que os portugueses e tantos outros adentraram nosso país?
As ações que os grupos indígenas , afro e demais componentes do que podemos chamas de povo deste país realizaram , compõem o que há de maior orgulho e felicidade desta nação.
Se nossa história é composta de desvios , lutas e dominações isto não é justificativa para que importemos idéias estrangeiras, e sim para que entendamos que a resistência é parte fundamental da composição deste Brasil.
E exatamente, é desta resistência que brota o que há de mais criativo e transformador que compõe essa idéia que chamamos de brasileiro.
Portanto, nos falta conhecer ainda mais a grande cultura deste país. Viva a Cultura Brasileira !
Que de tão dinâmica guarda em si a história de resistência deste país e a semente que alimenta nosso sonho de nação.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Um mundo de significados e o significado do mundo



Quantos mundos você pode ter num dia , numa hora ou segundo ?
Em cada porta nova que se abre, um mundo novo de significados se revelam
a cada clic no computador e surgem novas representações e visões de mundo

Mas, ainda que vivamos no mundo da modernidade e da informação 260 recém nascidos morrem no Estado do Pará, na Santa Casa da Misericórdia
As pessoas ainda desviam dos mendigos nas ruas
Os mesmos ricos continuam não sendo presos

Ainda que vivamos num mundo que ganha novos significados o tempo todo
parece que as vezes o mundo caminha por interesses menores e pouco dinâmicos
Enquanto caminhamos pelas ruas as vitrines nos mostram os novos simbolos do momento,
e cada um deles , nos traz a possibilidade de construirmos um novo significado para nossas vidas
De quantas roupas novas ainda vamos precisar para construirmos uma nova vida? Para nos tornarmos diferentes ?
Quantas vezes já modificamos nossas falas para sermos melhores compreendidos?
Quantos símbolos e significados já criamos para explicar nosso mundo ?
Vivemos num mundo cada vez mais cheio de simbolos ,mas vazios de significados
Seja livre e pioneiro , apanhe seus significados, escolha um mundo e lhes de o sentido que quiser

A conservação e a estabilidade me arrepiam a espinha
Não há nada mais triste daquilo que não se transforma

domingo, 6 de julho de 2008

OS HOMENS SEMPRE SE TRANSFORMAM


Escreve,

Há dias em que é preferível deixar tudo como está,
permitir que as palavras e as idéias convivam dentro de si,
Sem pressa para que saiam,
Fala ,

Quase que pronunciando cada letra, como se estivesse, se despedindo vagarosamente, saboreando as palavras, e as sentindo deslizar pela boca
Caminha,
Uma certeza na mente,
as pernas te carregam e teus pés indicam a direção
Há dias em que é preferível transformar tudo que está,
Em todos os dias são permitidas mudanças,
Por isso ,
Nos dias em que as mudanças não passam de idéias , escrevo
Quando amadurecem e começam a fazer parte do mundo, falo
E por fim , quando se concretizam e transformam, caminho

terça-feira, 1 de julho de 2008

O Espaço - Para se viver nas cidades



Olhando para o horizonte pode se ver os pontos de luz, ao longe das casas, que se confundem com as estrelas do céu, nesta noite iluminada.
Nos espaços de maior importância da cidade as luzes sempre vem de baixo, destacando seu ar de superioridade.
Para os espaços que se permitem transitar, a cidade tem passagens, catracas, vielas escuras indicando perigo.
Os locais públicos sujos, indicam o abandono e a ilegalidade.
Para os espaços iluminados , reserva-se a convivência familiar e a proclamação da verdade.
Há também os espaços dos mortos, o resto fica aos vivos. Como também existem os espaços onde se cria a vida, e aqueles onde se pode perde-la.
Os de grande transitoriedade e concentração de capital ficam para os mendigos, pois estes também são digeridos pela cidade.
Para os que querem novos amores, a cidade deixa alguma de suas portas abertas até mais tarde.Mas, não se esquece também de garantir o café da manhã dos que cedo trabalham.
EStas são as cidades
Pontos de luz no horizonte
Retas de pixe para se caminhar(caminhe sempre nas luzes)
Para ir a sua casa lembre-se sempre de seu ponto
Por fim, recolha-se naquele espaço quadrado que te cabe de toda esta cidade, que chamamos de casa
Mas, sempre é possível caminhar sozinho pelas ruas escuras a noite e ter a cidade só para si. Podendo imaginar que a cidade é somente sua e o seu espaço é toda a humanidade.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

FÉ CEGA, FACA AMOLADA




Então, olha para o espelho e vê o mesmo rosto novamente .Sempre gostou de ouvir músicas novas que o inspirem para o ofício da escrita. Pensou consigo, que seria melhor durmir tarde mesmo , pois não esperava algo de muito importante para se ver nas manhãs. CEdo madruga quem é otimista, concluiu.
Tempos mais estrahos que vivemos, falou baixo, enquanto via um vídeo com cenas marcantes da história da humanidade. Neste mundo de espetáculos, é como se passemos a ver nossa história como uma fantasia ou um sonho que se passou...Deixamos de pensar o mundo pelos atos do passado, refletimos nossas vidas a partir do agora. O presente é o tempo do pensar e do agir simultanêamente. Nós produzimos o presente a partir do agora, agora que rapidamente torna-se velho e obsoleto, necessitando ser subsituido por veloz produção.Como são felizes os homens , que sem preocupação deixaram de acreditar no passado e suas tradições, vivem o tempo de agorasem culpa e não temem o futuro.

Buscam dividir nosso tempo , entre o que se vai, o que está sendo e o que ainda está por vir....mas, sinceramente, há tantas expeiênciaspelas quais passamos que ainda são tão latentes no peito, que não permitem que vivamos o dito "presente", e já perdi a conta das vezes que num presente destruído, perdemos a esperança em qualquer futuro.

O que temos efetivamente, além do que nos é dado neste momento ? Tempos passados , atuais ou ainda por vir, trabalhamos com o que apreendemos de tudo isto, acordamos com os raios de um sol somente , com seu determinado e único calor.

Vivemos esta vida, e tudo o que nela se confunde.

domingo, 29 de junho de 2008

O caminho se faz caminhando


Um homem caminhando , futuro sempre a vista , caminhada cada vez mais longa. Angústia, cansaço , mas força de vontade sem fim.
Cada cansaço, é entrecortado por um longo fôlego e premiado por um novo horizonte.
Queimas rápido suas retinas, o mundo logo lhe parece velho e monótono.
É que cedos percebe meu filho, que de todas as forças , a tua vontade é a que menos tem poder.
Logo ,percebe que de todos os caminhos transformadores e diferentes que possa trilhar , só se encontra o verdadeiro sentido da caminhada quando reencontra o ponto em que partiu.
Carrega hoje no peito, duas forças, uma que te dá a esperança que move tuas pernas e , outra, que sempre te lembra de onde partiu.
Para, que assim nunca perca a fé na construção do amanhã , mas para que também, nunca esqueça o quanto já caminhou.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Homenagem !


20 anos da morte de Henfil, um Brasil sem graça.
Fica registrada , singela homenagem, a este gênio brasileiro.
Aliás, confiram imperdível entrevista de Henfil na revista Caros Amigos, o link segue abaixo.
Aquele Abraço !

SER HUMANO ESTA SE TORNANDO UM ARTIGO DE LUXO


Folheando materiais sobre a mitologia grega, me deparei com uma figura mitológica de maior importância, o deus grego Hermes. Apesar de muitas vezes estar associado somente a qualidade de veloz mensageiro, esta figura guarda em si o árduo trabalho da busca do tornar compreensível.
Não por acaso , estará sempre próximo aos homens, vivendo sobre o terreno da transformação constante e da contradição. Assim, a idéia da interpretação , do diálogo e da tradução, compõem o campo de funções de Hermes.
Sinceramente , não sou especialista no assunto, mas considero impossível que se leia algo desta natureza e não se consiga relacionar a atual sociedade moderna que vivemos. Onde , a criação do consenso e do diálogo são peças fundamentais para nossas posibilidades de desenvolvimento solidário e fraterno.
Infelizmente, a intransigência ainda compõe grande parte das atitudes humanas, acompanhada da prima- irmã chamada indiferença e da filha bastarda chamada tolerância. Sendo, que esta última pretende ser a substituinte legítima da verdadeira convivência sincera.
Podemos ainda, nos lembrar das inúmeras ocasiões , onde presenciamos a incapacidade das pessoas de compreender o “outro”, tanto do ponto de vista das intenções quanto da própria existência fisíca, deste.Chegamos ao limite da completa indiferença em relação ao “outro”, e acabamos por determinar que não existem somente empobrecidos , mas agora, excluídos. Impossibilitados , portanto, do acesso as condições materiais minímas de vida , e da possibilidade de serem considerados um cidadão , um trabalhador, um ser humano.
Para quem acha exagero, procure circular pelas ruas e observar o comportamento das pessoas. Ultimamente, ser humano esta se tornando um artigo de luxo. Reduzido a grupos cada vez menores , e transformada numa espécie de vestimenta que se compra e coloca em ocasiões especiais.
Por fim, nossas melhores chances serão aquelas que buscarem construir grandes pontes, sobre os muros da indiferença. Identificando as reais contradições, criando o consenso e o entendimento necessário, para a superação desta situação. Que Hermes nos ajude !!!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

RAPIDINHAS !

Brasil tem 23 mil novos milionários

As famílias brasileiras já podem “comemorar”, estudo aponta que em 2007 o número de pessoas com fortuna acima de US$ 1 milhão cresceu 19,1%, para 143 mil.
Os dados são do 12º Relatório Anual sobre a Riqueza Mundial, realizado pela Merrill Lynch e CapGemini.O Brasil foi o terceiro país do mundo com o maior crescimento do número de milionários.
A Bolsa de Valores de São Paulo fez uma nova geração de ricos - de investidores pessoa física a empresários que venderam ações de suas empresas. Em 2007, o Ibovespa acumulou alta de 43,6%, após superar por 43 vezes suas máximas históricas de pontuação.
Este senhores é o milagre do capital especulativo, comparável somente ao ainda mais milagroso feito da maioria dos brasileiros empobrecidos, de conseguirem quitar suas contas ao fim do mês...isto quando conseguem
Justiça eleitoral pára obra em favela

E as coisas não andam muito bem, para o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), candidato as eleições municipais deste ano ao Rio de Janeiro, viu seu projeto de recuperação de 782 casas populares ser interrompido. Para tanto, foi argumentado que o projeto tem um caráter de uso político . O projeto foi instituído numa parceria entre o Ministério das Cidades e o Ministério da Defesa.


Comissão pede indiciamento de 32 por corrupção e maus-tratos

E chega ao fim , a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, apresentando ontem seu relatório final. O produto, foi a construção de um ranking dos piores presídios do país e o indiciamento de 32 pessoas suspeitas de envolvimento com corrupção e maus-tratos. Atingindo, juízes, promotores, defensores públicos, delegados, servidores e o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini.
.

Desigualdade Social

Urgente !

Concentração de renda no Brasil, tem queda de 5,7% , no período de 2002 a 2007.

O presidente do Ipea, o economista e professor Marcio Pochmann em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, nos revela importantes informações.

Diz, o professor: " A população não sabe, de maneira geral, que são justamente os mais pobres que mais impostos pagam. Os 10% mais pobres da população pagam 50% a mais de tributos do que os mais ricos..., considerando ainda, um Brasil em que os 10% mais ricos da população concentram 75% da riqueza.

Eles têm 75% do estoque de riqueza, que são os ativos, são as propriedades, imóveis, títulos da dívida pública, títulos financeiros, enfim, é um conjunto de direitos de riqueza.."

Já dizia o filósofo... " A contradição é o pai de todas as coisas"

40 anos de 1968

A primeira postagem , não poderia receber tema melhor, comemorando os 40 anos deste revolucionário 1968. Recentemente , li na folha de SP , que fora descoberto o corpo de um ex-guerrilheiro participante do conflito no Araguaia, a familía até então ciente apenas da informação do desaparecimento do familiar, conseguiu enfim saber o real acontecido.
Marcante, é o albúm que a familía reserva em sua sala, contendo fotos dele com seus familiares, onde pode se ler os simples dizeres: Nós Lembramos !
Portanto, para todos aqueles que acreditam na capacidade de transformação do homem e se nutrem da esperança de novos dias, e para aqueles que também não, saibam que nós, sim, também lembramos !
Lembramos, de todos aqueles(as) que lutaram e lutam, motivados pela força de um novo amanhã, batalhando pela construção de um presente possível

Singela homenagem..

Aquele Abraço !