A realização de oficina de curta-metragem na unidade do Sesc Araraquara, neste mês de julho, teve como produto um filme que aborda a vinda do filósofo Jean-Paul Sartre e do esportista Pelé (Edson Arantes do Nascimento) para a cidade de Araraquara no dia 04 de setembro de 1960. A oficina foi ministrada a convite do Sesc por integrantes do Instituto Kinoarte, Oscip fundada em 2003 que desenvolve trabalho em cinema, localizada na cidade de Londrina.
O curta-metragem foi gravado em instalações pela cidade de Araraquara e agora segue na fase final de edição, o objetivo é que a obra possa estar disponível no mês de agosto, data comemorativa de aniversário da cidade. O filme desenvolve um suposto encontro entre Sartre e Pelé na época.
A oficina contou com a participação de alunos de Araraquara e região e pretende com o curta-metragem resgatar uma data histórica para a cidade e o país. Neste dia Jean-Paul Sartre proferiu palestra na então Faculdade de Filosofia, atual Casa da Cultura, na sala que posteriormente seria nomeada com o nome do filósofo. Já Pelé enfrentava a Ferroviária, e veria naquela data o Santos perder de 4 a 0 da Ferrinha.
O dois acontecimentos, o jogo e a palestra, geraram uma lenda na cidade de um suposto encontro entre as duas figuras históricas naquele dia, o mito de certa forma foi alimentando através da narrativa ficcional do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão ao representar o encontro em sua obra literária. Quem explica o caso é um dos entrevistados no curta-metragem o Prof. Dr. Luiz Antônio Amaral da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/Unesp.
Em breve deverão surgir novas informações sobre o lançamento da obra, onde na data a cidade deverá ser convidada a rememorar um pouco de sua história através da arte do cinema.
Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo
Luís Michel Françoso