A Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart) vive um momento decisivo e terá agora seus últimos dez anos de existência investigados por comissão criada pela Prefeitura de Araraquara, além de enfrentar denúncia no Ministério Público. Nesta última semana tive a oportunidade de encontrar o Prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e através de sua assessoria tentei obter uma entrevista sobre o caso de investigação da Fundart, mas não obtive sucesso no intento. De fato, uma pena, pois foi importante a atitude do governo municipal em criar a comissão de investigação sobre o caso, ampliar a investigação para os últimos dez anos e ainda atuar junto da Câmara Municipal no processo de averiguação. Há muito o que ser falado sobre o caso, ficamos no aguardo.
02. Grupos
Parece que uma nova onda veio habitar a cidade de Araraquara, a da atuação em grupos articulados. No início da gestão do atual prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) foi criada a Associação dos Prefeitos da Região de Araraquara (Apra), onde o conjunto de lideres do Poder Executivo da região passaram a debater temas importantes como, por exemplo, questões da área da saúde e destinamento do lixo produzido nas cidades.
O legislativo também não ficou para traz e logo foi criado o Parlamento Regional, que agrega o conjunto de vereadores da região, contando ainda com a presença dos deputados estaduais Edinho Silva (PT), Roberto Massafera (PSDB) e o deputado federal Dimas Ramalho (PPS).
03. Novas formas
Estes grupos, não existentes em outros tempos, são frutos de avaliação de que alguns problemas seriam somente possíveis de solução se enfrentados de forma articulada entre várias cidades. Assim, Legislativo e Executivo buscaram novas formas de organização para solucionar suas pendências, apostando na força da comunicação entre os envolvidos. Alguns anos depois a sociedade também começou a se ver forçada a buscar novas formas de se organizar.
Daí, temos agora as redes sociais que de certa forma inauguram uma possibilidade diferenciada da sociedade se mobilizar perante suas necessidades de luta. Não demorou muito e dois eventos públicos já foram organizados. Nada mais justo que agora tanto aqueles que formulam as políticas quanto aqueles que elegem os políticos possam contar com suas organizações para obter soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário