No Pronto Socorro do Melhado são atendidos em média 3,8 pacientes por hora. Segundo secretário interino consultas tem de 12 a 15 minutos de duração, estando dentro dos padrões previstos para o setor
FOTO: Audiência pública da saúde realizada na Câmara - Laís Françoso
Luís Michel Françoso
luismichelf.blogspot.com
O debate sobre a saúde em Araraquara permanece em posição privilegiada, dado o anuncio pela Prefeitura de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para substituir o atual Pronto Socorro do Melhado. E a perspectiva de ampliação da cobertura do programa de Saúde da Família para 50% da população.
Assim ganhou importância ontem à realização da audiência de prestação de contas do segundo trimestre da secretária de Saúde. Que ocorreu na tarde de ontem na Câmara Municipal e contou com a presença da equipe de funcionários e gestores responsáveis pela administração da saúde no município.
A reunião foi iniciada pelo vereador Paulo Maranata (PR) e pelo secretário interino Dr. Émerson Carlos. O evento explicitou a evolução dos números relacionados aos projetos desenvolvidos pela secretaria, nas áreas de procedimentos ambulatoriais, gestão básica da saúde e demais projetos desenvolvidos pela pasta.
Quando abordada a situação da Farmácia Popular do município, na categoria denominada falta de atendimento, mostrou-se que no mês de abril foram registrados 544 ocorridos, em maio 1040 e Junho 734, numa somatória de 2.301 no trimestre, segundo informações da própria secretaria. Em resposta o secretário interino afirmou que este número corresponde não à falta de atendimento por quem procura o espaço, mas a situações onde o paciente procura o local, mas a farmácia não tem o remédio procurado.
Já o Pronto Socorro da Vila Melhado apresentou uma média por mês de 19.499 procedimentos e 58.498 no trimestre. Contando ainda com 164.316 mil procedimentos de enfermagem. O número médio de atendimentos é de 3,8 pacientes por hora, disto resulta um tempo médio de 12 a 15 minutos por consulta.
Em relação às produções ambulatoriais, correspondentes ao segundo trimestre de 2010, foram realizados 515 mil 435 procedimentos, totalizando investimento de 4.966.795,73 milhões.
Sobre os dados referentes à gerência de atenção básica, a secretaria afirma que o número de cidadãos atendidos pelas unidades de saúde, que não apresentam o programa de saúde da família, esteja em cerca de 170 mil neste ano. Pois, os dados apresentados na audiência faziam referência a 131.417 pessoas atendidas para o ano de 2009, mas estavam baseadas em censo demográfico antigo sobre a população de Araraquara. A rede de saúde conta com 13 unidades de atendimento básico, sem o programa de saúde da família.
O programa de Saúde da Família conta com 10 unidades no município e 14 equipes de agentes comunitários no total. Que juntas cobrem cerca de 39.659 mil pessoas cadastradas, onde já foram realizados 24.771 mil procedimentos entre abril e junho deste ano. Realizaram ainda 36.947 mil visitas através do trabalho dos agentes comunitários.
Fonte: ( Jornal Folha da Cidade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário