Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Secretaria de Saúde presta contas do segundo trimestre do ano

No Pronto Socorro do Melhado são atendidos em média 3,8 pacientes por hora. Segundo secretário interino consultas tem de 12 a 15 minutos de duração, estando dentro dos padrões previstos para o setor






FOTO: Audiência pública da saúde realizada na Câmara - Laís Françoso



Luís Michel Françoso

luismichelf.blogspot.com



O debate sobre a saúde em Araraquara permanece em posição privilegiada, dado o anuncio pela Prefeitura de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para substituir o atual Pronto Socorro do Melhado. E a perspectiva de ampliação da cobertura do programa de Saúde da Família para 50% da população.

Assim ganhou importância ontem à realização da audiência de prestação de contas do segundo trimestre da secretária de Saúde. Que ocorreu na tarde de ontem na Câmara Municipal e contou com a presença da equipe de funcionários e gestores responsáveis pela administração da saúde no município.

A reunião foi iniciada pelo vereador Paulo Maranata (PR) e pelo secretário interino Dr. Émerson Carlos. O evento explicitou a evolução dos números relacionados aos projetos desenvolvidos pela secretaria, nas áreas de procedimentos ambulatoriais, gestão básica da saúde e demais projetos desenvolvidos pela pasta.

Quando abordada a situação da Farmácia Popular do município, na categoria denominada falta de atendimento, mostrou-se que no mês de abril foram registrados 544 ocorridos, em maio 1040 e Junho 734, numa somatória de 2.301 no trimestre, segundo informações da própria secretaria. Em resposta o secretário interino afirmou que este número corresponde não à falta de atendimento por quem procura o espaço, mas a situações onde o paciente procura o local, mas a farmácia não tem o remédio procurado.

Já o Pronto Socorro da Vila Melhado apresentou uma média por mês de 19.499 procedimentos e 58.498 no trimestre. Contando ainda com 164.316 mil procedimentos de enfermagem. O número médio de atendimentos é de 3,8 pacientes por hora, disto resulta um tempo médio de 12 a 15 minutos por consulta.

Em relação às produções ambulatoriais, correspondentes ao segundo trimestre de 2010, foram realizados 515 mil 435 procedimentos, totalizando investimento de 4.966.795,73 milhões.

Sobre os dados referentes à gerência de atenção básica, a secretaria afirma que o número de cidadãos atendidos pelas unidades de saúde, que não apresentam o programa de saúde da família, esteja em cerca de 170 mil neste ano. Pois, os dados apresentados na audiência faziam referência a 131.417 pessoas atendidas para o ano de 2009, mas estavam baseadas em censo demográfico antigo sobre a população de Araraquara. A rede de saúde conta com 13 unidades de atendimento básico, sem o programa de saúde da família.

O programa de Saúde da Família conta com 10 unidades no município e 14 equipes de agentes comunitários no total. Que juntas cobrem cerca de 39.659 mil pessoas cadastradas, onde já foram realizados 24.771 mil procedimentos entre abril e junho deste ano. Realizaram ainda 36.947 mil visitas através do trabalho dos agentes comunitários.

Fonte: ( Jornal Folha da Cidade)

Nenhum comentário: