Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

sábado, 28 de agosto de 2010

Inicia na próxima semana exposição de Arqueologia e Paleontologia em Araraquara

Museu irá oferecer monitores para acompanhar visitas agendadas, além do público em geral as escolas também podem se inscrever para participar


Será inaugurado, na próxima terça-feira (31), às 8h30 da manhã o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA). O museu tem seu trabalho voltado para os processos científicos de identificação de objetos, produção de material descritivo sobre destes e, por fim, sua respectiva classificação. Assim, o público poderá conferir exposições sobre artefatos pertinentes a períodos remotos da história de nossa região e país, acompanhados de informações complementares.

Segundo a gerente de Museus Virgínia De Goobi, a estrutura do MAPA é dividida entre as ciências de Arqueologia e Paleontologia.

Sobre a exposição de Arqueologia, ela afirma “nós estamos com uma mostra de artefatos líticos e cerâmicos, onde buscamos compor uma visão geral de grupos coletores, catadores e horticultores da região. Por objetos líticos entendemos por ferramentas feitas tanto de pedra polida, quanto as de pedra lascada. Já a parte de objetos cerâmicos conta com lascas de peças, temos ainda peças inteiras que estão atualmente em processo de restauração a partir de convênio do MAPA com grupos de estudo de Arqueologia”, complementa De Gobbi. A estimativa é de que os artefatos tenham nove mil anos de idade.

Já sobre a exposição de Paleontologia, o MAPA irá oferecer ao público três segmentos para apreciação, uma primeira com lajes de arenito com pegadas de dinossauros, que residiram em nossa região, quando ainda tudo era um deserto. “Estas pegadas são estimadas em cerca de 140 milhões de anos atrás” afirma De Gobbi.

Esta exposição terá ainda fósseis de peixes e crustáceos, colhidas em território nacional, com datas de 110 a 120 milhões de anos. E, por fim, o público pode apreciar uma exposição de exemplares de pedras do Brasil, advindas de uma coleção doada contendo cristais de rocha, quartzo, amianto, dentre outras.

O Museu atenderá a partir de terça – feira (31), de segunda a sexta- feira das 9h às 12h e das 13h às 17h30, o telefone para contato é (16) 3332-4933. A entrada é franca e o endereço é Rua Voluntários da Pátria, esquina com a Avenida Portugal.

Fonte: Jornal Folha da Cidade

Nenhum comentário: