Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Secretária de Desenvolvimento Urbano Alessandra Lima analisa projeto Parque dos Trilhos

“É ousado, mas eu acredito neste projeto, num grande espaço público para a cidade”

Em entrevista a secretária Alessandra Lima aborda os principais temas que comportam o imenso projeto previsto para a área central do município, denominado Parque dos Trilhos. Chamada pela secretária de “coração de Araraquara”, este representa uma área de dois milhões de quilômetros quadrados e quinze quilômetros de extensão.
A realização do projeto possibilita conectar áreas do município que estiveram por muito tempo separadas. Confira os prazos e as expectativas para esta obra que prometer reformular o espaço urbano de nossa cidade.

Projeto Parque dos Trilhos

Secretária A.L.: Temos uma análise sobre o potencial desta área denominada Parque dos Trilhos, de acordo com nossa leitura do Plano Diretor. Sendo um projeto amplo que abrange a área central do município até o Parque Pinheirinho voltando ao centro acompanhando o Ribeirão do Ouro, ele é um grande coração na cidade de Araraquara. Entendemos que esta é uma área que deve permanece pública, com equipamentos públicos, espaço para mobilidade urbana na sua diversidade de modal, como transito de pedestres e ciclovia.
Avaliamos ainda que o Parque dos Trilhos apresenta uma diversidade por região, por exemplo, onde tem o Museu Ferroviário, a Escola Municipal de Educação (EMD) e os barracões, onde nestes o OP de 2009 votou para que ali funcionem as Oficinas Culturais, formam uma região que tem vocação para ser um grande espaço social e cultural, um local mais voltado para a produção artística e cultural de Araraquara.
Já na região próxima ao Cear, prevemos instalar um centro administrativo contando com uma nova sede da Prefeitura, da Câmara Municipal e possivelmente um aparelho do sistema judiciário.
Sobre os Prédios e Barracões antigos
Secretária A.L.: Recuperar, a intenção não é construir novos prédios é aproveitar os já existentes. Avaliamos ainda o potencial de uma grande ciclovia interligando todos os bairros, incentivado este tipo de transporte que é sustentável. Sobre o trem turístico, das quatro propostas apresentadas, a mais viável e coerente é a que sai da estação e chega até o Parque Pinheirinho.

Prazos da Obra
Secretária A.L.: A informação que eu tenho é que no final deste ano se inaugura uma parte do contorno ferroviário, num trecho do Pátio de Tutóia, mas eu não tenho informação de qual é o prazo de retirada e finalização do pátio. Provavelmente no ano que vem iremos iniciar o levantamento de informações, para daí iniciar um processo de concurso de projetos.
Por fim, o Parque dos Trilhos terá um impacto positivo para toda a população, será um lugar de encontros, de acesso a cultura, educação, cultura, lazer, independente da condição social e financeira.

( Jornal Folha da Cidade)

Nenhum comentário: