Após uma semana do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV, fervilham teses em todos os cantos sobre crescimento e queda dos candidatos. Segundo o instituto Datafolha somente 34% dos brasileiros já assistiram a um dos programas dos candidatos à Presidência da República.
Ainda que a recente pesquisa do Datafolha indique um tímido índice de eleitores que acompanharam as propagandas, não é de menor importância o conjunto de impressões que os brasileiros fazem acerca do cenário eleitoral.
O desdobramento dos debates se torna, no vocábulo das lideranças familiares e de bairro, num enredo que se propõe a desenhar quais seriam os vencedores e os perdedores destas eleições.
Segundo o Datafolha, sobre o percentual de eleitores que assistiram ao programa de determinado candidato, é apresentado o seguinte resultado, Dilma Roussef (PT) com 29%, José Serra (PSDB) com 25% e Marina Silva (PV) 17%.
Já sobre o efeito benéfico nestas eleições que os candidatos estão conquistando por motivo de seus programas, os entrevistados afirmam que Dilma teria 49% , Serra 27% e Marina Silva 8%.
O instituto Datafolha apresenta resultados correspondentes à pesquisa realizada neste último dia 20 de agosto, destacando que a veiculação da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV tiveram inicio no dia 17 deste mês.
Pontos de Vista
Na internet também é grande o debate gerado sobre os efeitos desta primeira fase de propagandas eleitorais, tema principal foi artigo do blog de Jose Roberto de Toledo que analisa a última pesquisa do Datafolha. Texto este, que serviu de pauta para interpretações distintas sobre as eleições.
O Blog do Noblat trouxe postagem denominada “Onda Dilma vem de longe”, onde reproduz texto de Toledo que analisa o crescimento de 17 pontos de Dilma em relação a Serra, afirmando “Nem Lula poderia se arvorar a “entregar meu povo em tuas mãos” não houvesse incluído dezenas de milhões no maravilhoso mundo do consumo. Tampouco isso teria ocorrido sem o Plano Real. A história faz diferença... A eleição virou assunto e se propagou de boca em boca. Mais eleitores, principalmente os mais pobres, descobriram que a petista é a candidata de Lula”.
Já o Blog do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu trazia postagem denominada “Onda Dilma, um desejo ou uma busca”, em que analisa o mesmo texto de Toledo, dizendo “ Ele derruba por terra uma série de mitos sobre a dianteira da petista na disputa. Principalmente a mais freqüente nos últimos dias, de que Dilma pôs grande vantagem à frente do adversário José Serra (PSDB-DEM-PPS) por causa da propaganda no horário eleitoral do rádio e TV”.
( Jornal Folha da Cidade)
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