Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

sábado, 23 de outubro de 2010

Edna analisa PV no segundo turno e participação das mulheres nestas eleições


Gostaria de agradecer a militância do PV, assim como Araraquara e cidades da Região”, afirmou Edna.


Luís Michel Françoso

Edna Martins (PV), liderança política de nível estadual, em entrevista comentou sobre sua candidatura a deputada federal e avaliou a participação política das mulheres nestas eleições. Sobre a participação do PV nestas eleições destacou o que considera uma conjuntura favorável dentro da sigla, onde estão integrados filiados do Partido Verde, movimentos sociais e o movimento pró-Marina. Afirma que a base deste conglomerado político está sobre programas voltados ao desenvolvimento sustentável do país.

PV e candidatura

O Partido Verde do município de Araraquara declarou nesta semana em manifesto que pretende liberar o voto de seus correligionários, no reconhecimento de que “temos respeito pelo eleitor e desejamos manter com ele uma relação pautada pela compreensão de que somos cidadãos”. Edna afirmou que esta decisão é fruto de intenso debate dentro da legenda, onde os principais focos do debate foram às propostas de políticas ambientais endereçadas aos partidos PT e PSDB.
Sobre o resultado de sua candidatura a deputada federal, disse que “primeiramente gostaria de agradecer a militância do PV, assim como Araraquara e cidades da Região. Segundo, avaliamos que o resultado foi bastante positivo, optamos pelo debate, sem ataques. Consideramos que este processo significou um crescimento para o partido”.

Participação das mulheres na política

Sobre estas eleições destaca que a expectativa era de um crescimento da participação das mulheres entre os eleitos, dizendo “primeiro tínhamos que as mulheres representam hoje a maioria do eleitorado brasileiro, segundo que tivemos uma alteração da lei de cotas, que prevê a participação de no mínimo de 30% de mulheres no total de candidatos dos partidos políticos e, terceiro que tivemos duas candidatas mulheres ao cargo da Presidência da República”.
Edna afirma ainda que 60% do eleitorado votaram em Dilma Roussef (PT) ou em Marina Silva (PV), e que as regiões Norte e Nordeste do país têm índices maiores de participação das mulheres na política.
Este cenário que previa um resultado favorável acabou não se configurando. Sobre o tema, Edna argumenta que uma ação que queira ampliar a participação das mulheres na política, deve estar pautada para além da existência da cota de 30% de mulheres candidatas. “É preciso garantir a participação das mulheres nas instâncias de decisão dos partidos, em suas estruturas de poder internas”. 

Fonte: jornal  (Folha da Cidade) 

Nenhum comentário: