Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Coluna de Bastidores da política


01. Harmonia

A sessão legislativa de ontem (02) ocorreu em superficial harmonia, tanto oposição quanto situação trocaram elogios e executaram uma forçada tranquilidade. Tudo foi reflexo das rupturas recentes provocadas no interior da base governista, onde o primeiro sintoma é a saída do secretário de Desenvolvimento Econômico Valter Merlos (DEM) do cargo. Merlos é também vice-prefeito de Marcelo Barbieri (PMDB). Assim, com a saída de Merlos do corpo de secretários, Napeloso ganha fôlego dentro do DEM e deve buscar implementar sua estratégia para as eleições de 2012, e este é o fato que deixou a classe política apreensiva.

02. PT E PMDB

            O líder de governo João Farias (PRB) ontem (02) em entrevista já colocou seu partido a disposição para o cargo de vice-prefeito e declara o espírito de negociação que já domina a política da cidade. O cenário agora fica mais incerto do que nunca, pois a oposição encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores intensificou a crítica ao governo no último período se isolando do cenário político, mas agora adota tom ameno nas intervenções e vem contando com o apoio do deputado estadual e ex-prefeito Edinho Silva para atrair novamente setores parceiros de seu projeto para compor alianças para as eleições de 2012. O primeiro passo deste processo foi dado pelo próprio Edinho onde na semana passada concedeu entrevista aos jornais da cidade dando como certa candidatura petista ao governo municipal, espantado de vez as possibilidade de aliança com Barbieri na cidade. A aliança PT e PMDB será realizada em todo o Estado de São Paulo através de articulação encabeçada pelo atual presidente estadual do PT de SP Edinho Silva.

03. Peso da política

            Já o PMDB a frente da gestão municipal colhe os inevitáveis desgastes de ser governo, fora os incontáveis atritos que brotaram na base do governo na Câmara Municipal. O PMDB tenta agora conciliar interesses e distribuir poderes de forma a não perder nenhum de seus parceiros políticos. Mas, o peso nesta balança são de dois partidos neste momento: O PV e o PRB. João Farias a frente do PRB ganhou poder ao ocupar o cargo de liderança de governo e vai cobrar pela atual desgastante tarefa de gerar consenso na base de governo na Câmara. Já o PV conta com Edna Martins e o vereador Fernando Cesar Câmara, o Galo, onde a sigla dos verdes acumulou força nas eleições de 2008 para a Prefeitura e 2010 para a Câmara Federal. Por detrás da harmonia da Câmara foi acendido o fósforo das eleições na Prefeitura de Araraquara.

Publicado no jornal Folha da Cidade – Araraquara, São Paulo

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: