01. Número de vereadores: por cima ou debaixo da mesa?
Ocorreu pela manhã de ontem (23) coletiva de imprensa no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Araraquara Aluisio Braz, o Boi, (PMDB), estiveram presentes os parlamentares que compõem a Mesa Diretora [Edio Lopes (PT), Juliana Damus (PP) e Lapena (sem partido)]. O motivo foi à nova proposta sobre o já velho debate sobre a alteração do número de vereadores para a eleição municipal de 2012, que deve eleger novos vereadores e prefeitos no Brasil.
A Mesa diretora defende que o número seja fixado em 17 vereadores, no início deste ano a Câmara aprovou o número de 21. Segundo os vereadores presentes na coletiva o projeto deve ser votado já na próxima sessão (31).
Boi afirmou que a Mesa Diretora tem autonomia para defender sua proposta, e que dialogou com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e sabe que Marcelo defende 21, mas que prometeu não interferir na discussão no legislativo.
02. Quem vai dizer que o presidente da Câmara é leviano?
A frase acima é do próprio presidente da Câmara Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) em plenário. Na sessão legislativa o movimento de apoio de diminuição para 17 do número de vereadores realizado pela Mesa Diretora não agradou, e o líder de governo João Farias afirmou que “é um desrespeito ao coletivo dos vereadores o que foi feito pela Mesa Diretora, a Mesa não poderia ter chamado está coletiva com a imprensa sem dialogar com os vereadores, pedimos para que a mesa convoque uma reunião com todos os vereadores sobre o assunto”.
Em resposta Boi afirmou “você João se isentou da discussão do número de vereadores por motivos partidários [João Farias era secretário de habitação e estava licenciado da Câmara], esteve isento de um momento tão importante da Casa, se omitiu, a democracia se constitui no voto, e a Mesa Diretora tem que seguir os próprios passos, todo mundo terá o direito ao seu voto.
O vereador Tenente Santana (PSDB) interviu na discussão dizendo “por favor, isto está sendo ouvido pela população, esta sendo transmitido, por favor, vamos suspender a sessão”
03. Câmara de Ar: a cada brisa uma nova proposta
Uma história rápida: Em dezembro do ano passado se reúnem a maioria dos presidentes de partidos de Araraquara e vereadores, o tema foi a alteração do número de vereadores. Duas propostas na mesa, uma favorável ao diálogo aberto com a população sobre o tema e a outra defende o voto do projeto com diálogo apenas com lideranças políticas da Câmara. Vence a segunda proposta e o projeto é votado logo em fevereiro deste ano, aprovado 21 vereadores.
Agora muitos meses depois a Câmara retorna a própria decisão e a Mesa Diretora propõe 17 vereadores na manhã de ontem (24) na sessão legislativa no período da tarde uma discussão pesada entre presidente da Câmara Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) e João Farias (PRB). O PT que tinha se definido em 13, agora aponta com Edio Lopes (PT) um apoio de 17, que pode vir a ser a posição de todo o partido, segundo o próprio parlamentar.
Se o medo de abrir o debate sobre a questão era diminuir o desgaste ao legislativo, parece que não deu certo. Erraram ainda feio os teóricos que evitaram abrir o debate a população, temendo a ação de “aventureiros” criticarem os políticos, como podemos perceber nem precisou abrir o microfone a população, os próprios parlamentares deram conta de se agredir verbalmente, trocando posições e posturas em relação ao tema a cada momento.
Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário