Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Material que combate homofobia é tema de debate na sociedade




 O Ministério da Educação (MEC) prepara atualmente material didático para as escolas públicas do Brasil como forma de combater a reprodução da homofobia. O material causou debates acalorados no Congresso Nacional e deve ser distribuído aos professores de todas as escolas públicas de Ensino Médio do país.
Segundo pronunciamento do ministro da Educação Fernando Haddad no dia 27 o material será a pedido da presidente Dilma Rousseff (PT) reavaliado e posteriormente produzido uma nota técnica apontando quais mudanças deverão ser feitas, depois deve seguir para as escolas.
Sobre o tema foi entrevistada a professora da rede pública Ivani Aparecida Torres Azevedo, 54, sobre o tema afirmou “não conhecemos ainda o conteúdo do material, eu trabalho com meus alunos tranquilamente qualquer assunto, converso na linguagem deles, considero que o professor consegue abordar este assunto em sala”.Sobre o recebimento do material a professora Ivani acredita que irá ocorrer uma reunião entre os docentes nas escolas para debater com maiores detalhes o tema.
Questionada sobre a abordagem do tema da diversidade sexual em sala de aula a professora Ivani declarou “claro o assunto já esteve presente em sala, mesmo com o não envio do material de combate a homofobia, os alunos conhecem todos os assuntos, o professor hoje vem acumulando o papel de pai, de mãe, de psicólogo, de tudo, a nossa sociedade mudou, os conceitos são outros, somos muito responsáveis sobre os temas que abordamos em sala de aula, por exemplo, as crianças de 9 a 10 anos já nos questionam sobre questões da sexualidade, a internet esta aí e a televisão também, as coisas estão acontecendo, não é o material do governo em si, é o que está acontecendo, vou estudar o material quando chegar e vou trabalhar com os alunos”.

QUESTÕES HOMOAFETIVAS

O material produzido vem sendo tratado de forma pejorativa como “Kit gay”, numa demonstração de entendimento superficial sobre o tema. O material na verdade compõe um conjunto de políticas públicas que estão direcionadas ao avanço do debate acerca das relações homoafetivas e do direito a diversidade sexual no país.
O material deve ainda ser muito debatido no país, como exemplo, temos a decisão da presidente da República Dilma Rousseff (PT) que após polêmica sobre o tema decidiu que materiais produzidos pelo governo que estejam relacionados aos costumes, deverão passar previamente pela análise do gabinete da Presidência da República. 

Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: