Hoje (07), às 8h30 da manhã, terá inicio o evento “Grito dos Excluídos” com concentração inicial na Prefeitura Municipal partindo em percurso até a Igreja Santa Cruz onde deve ocorrer Ato Ecumênico. O evento promete mobilizar os movimentos sociais da cidade de Araraquara envolvidos na luta pela superação das condições de exclusão.
Segundo o diácono Ulisses Abruzio, um dos organizadores da atividade, o evento é um braço da Pastoral do Mundo da Política que permite um diálogo direto com a população. Abruzio é diacono, professor do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino e integrante da Pastoral do Mundo da Política.
O evento será aberto a toda a população e tem por objetivo debater questões relacionadas ao meio ambiente. Segundo Abruzio o evento já histórico que ocorre no Brasil inteiro deve contribuir para alertar todas as pessoas sobre as situações de miséria da natureza e do homem. “O debate sobre a dignidade da natureza está vinculado à idéia de dignidade do homem, são debates que devem caminhar juntos”, complementa Abruzio.
Depois da realização do Grito dos Excluídos a Pastoral do Mundo da Política pretende desenvolver atividades de formação política para jovens em toda a micro-região de Araraquara. “Temos a intenção de disseminar a idéia de uma fé engajada, que represente a escolha preferencial pelos mais empobrecidos” explica o diácono.
O evento é aberto a todas as formas de expressão religiosa, tendo enquanto foco mobilizar movimentos sociais do município. O “Grito dos Excluídos” já foi realizado em Araraquara nos últimos anos e está vinculado a idéia de um engajamento das formas de doutrinas religiosas com movimentos sociais.
Publicado no Jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário