Nesta semana, foi entrevistado na redação do jornal Folha da Cidade, o presidente municipal do Partido Verde em Araraquara Fernando César Câmara. O Partido Verde abriga uma das principais lideranças da cidade que é Edna Martins, sendo vereadora por dois mandatos, primeira mulher presidente da Câmara e candidata a prefeita nas últimas eleições. Durante as próximas semanas continua o ciclo de entrevistas especiais aos domingos com presidentes de partidos da cidade, abordando temas como as próximas eleições municipais, a reforma política e demais assuntos importantes do cenário local.
Com isto a população ganha mais um espaço de discussão qualificada, aprofundando temas importantes. A entrevista foi dividida em temas, para a melhor organização e apreciação dos leitores.
Sobre seu partido Galo afirmou “estou no PV desde 1999, o PV em Araraquara é um partido em formação, mas com formação suficiente para gerir a cidade, nós somos uma alternativa real de poder”. Confira abaixo na íntegra:
PV e organização partidária
O partido verde é um partido novo, temos um conselho nacional que trabalha junto da executiva nacional, depois temos os diretórios estaduais, onde no diretório estadual de São Paulo, por exemplo, temos uma organização regional por bacia hidrográficas, em Araraquara somos da bacia 15 que é composta por 37 cidades da região com 5 coordenadores, onde sou um deles, e por fim, temos os diretórios municipais. Estamos agora num processo de democratização no partido, estamos debatendo internamente para que tenhamos eleições diretas em todos os níveis do partido. É um momento muito interessante do partido, eu, Edna Martins e nosso grupo defendemos proposta de maior democratização do partido nesta discussão junto de Marina Silva [foi ministra do Meio Ambiente na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e candidata à presidência da República pelo PV nas eleições de 2010]. Temos hoje, por volta de 400 filiados em Araraquara e ocorrem reuniões da executiva de 15 a 21 dias, e todo mês temos plenárias da executiva com filiados. Eu integro instância regional do partido e a Edna Martins a nível estadual, então estamos sempre debatendo no partido questões do cenário político.
Eleições municipais de 2012
Quem tem uma liderança como a Edna Martins não pode deixar de pensar em uma candidatura, apesar de temos a maturidade suficiente para dialogar com todas as forças. O partido verde vai contribuir com o desenvolvimento de Araraquara e temos ainda que pensar no fortalecimento do partido através da Câmara Municipal. O que está na pauta do PV hoje é fortalecer os projetos de qualidade de vida e sustentabilidade no município, seja com candidatura própria ou não. Já nos reunimos com os grupos da cidade, estamos conversando bastante, quero confessar que a conversa com os representantes do grupo a favor da reeleição do prefeito Marcelo estão mais avançadas.
Marina Silva
A Marina é uma figura de grande capacidade política e gestão, é uma pessoa encantadora pelo seu desapego. Ela apóia o fortalecimento democrático do partido e tem um comprometimento com um modelo de desenvolvimento sustentável, e ela entende o papel dela e reconhece a importância do partido na votação que ela obteve nas eleições presidenciais de 2010.
Cultura política
Considero que Araraquara sempre teve bons prefeitos, isto é uma marca da força do cidadão araraquarense que sabe escolher os seus representantes. Nosso município tem força e tradição política.
PV e Araraquara
Na minha gestão do PV nos últimos dois anos, me sinto vitorioso pelo espaço que conquistamos na cidade e pela vinda da Edna Martins para o nosso partido, hoje temos um grupo organizado. Araraquara é hoje uma cidade com qualidade de vida excelente, em pleno desenvolvimento, mas não nasceu há 10 anos. Nesta gestão do prefeito Marcelo Barbieri me surpreende positivamente, pelo compromisso que ele vem mostrando com a cidade. O Marcelo deu continuidade ao trabalho de governos anteriores, pois pegou uma cidade com obras inacabadas e estão dando prosseguimento as obras e entregando, mostrando que tem compromisso com toda a cidade. Nós estamos dialogando com todos os setores da cidade, dos movimentos sociais, para que 2012 também seja um processo de desenvolvimento de Araraquara. Queria citar ainda o processo de revisão do Plano diretor, é muito importante esta discussão para a cidade, temos que pensar na cidade no futuro que teremos para os nossos filhos.
Número de Vereadores
O partido verde defende que a representação tem que ser ampliada. Acho lamentável distorcer a discussão, a Câmara Municipal de Araraquara sempre foi enxuta, sempre teve contas aprovadas. Hoje a Câmara pode usar até 6% da receita gerada no município, tenho informações que a Câmara gasta 1,33%. Todos estão atuando com responsabilidade. Não podemos desqualificar a Câmara numa discussão simplista, a população está aumentando e precisamos ter uma representação na Câmara. Defendemos a ampliação da representação.
Reforma política
Principalmente, sobre a impossibilidade das coligações nas proporcionais os partidos menores terão dificuldades em conseguir eleger os seus vereadores. Por outro lado fica mais claro qual o programa da de cada partido e candidato. Entendo que o quociente eleitoral de certa forma garante uma representação, pois se o partido “x” que faz 50 mil votos elege seus vereadores, já o partido “z” que atingiu apenas cinco mil pode também eleger seu vereador. Mas, é uma discussão ainda a ser pensada pelos políticos.
Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário