Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

sábado, 16 de abril de 2011

“Conhecemos o governo do prefeito Barbieri e tomamos a liberdade de repensar nossa posição em relação a 2008”, afirma presidente do PR

O Partido da República em Araraquara vive tensão nos bastidores por conta do anúncio recente da sigla de apoio a possível candidatura à reeleição do atual prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). Nas eleições municipais de 2008 o PR compôs a coligação petista em prol da candidatura de Edna Martins [atualmente no PV], sendo, portanto, na época oposição ao então candidato Marcelo Barbieri.
Em entrevista o presidente do Partido da República (PR) de Araraquara Luís Augusto César comentou sobre a política local e as estratégias de sua sigla para as eleições municipais de 2012. Participou da entrevista o vereador eleito pelo PR na Câmara Municipal Paulo Maranata.
Outros presidentes de partidos da cidade serão convidados para compor entrevistas especiais aos domingos, sobre temas como as próximas eleições municipais, a reforma política e demais assuntos importantes do cenário local.
Com isto a população ganha mais um espaço de discussão qualificada, aprofundando temas importantes de Araraquara. A entrevista foi dividida em temas, para a melhor organização e apreciação dos leitores. Confira abaixo na íntegra:


Relação entre PT – PR - PMDB


No âmbito nacional PT – PR e PMDB estão aliados, mas no âmbito municipal houve divergência de escolha entre candidatos a prefeito entre PT E PMDB. Nas primeiras construções apoiamos o PT [eleição municipal de 2008], hoje escolhemos apoiar quem tem um interesse de fazer algo pela cidade, conhecemos o governo do prefeito Barbieri, as áreas de atuação e tomamos a liberdade de repensar nosso pensamento em relação a 2008, hoje o PR municipal toma uma linha diferente de fazer um acordo para 2012. Isto, é natural para um partido que busca crescer na nossa cidade, não somos um partido de aluguel, temos uma decisão própria, temos nossa opinião própria. Nós escolhemos, não somos escolhidos. Sou uma pessoa de uma fala só, construímos com caráter e pensamos no partido. Existe alguém atualmente trabalhando muito para que o PR não feche com o PMDB, mas isto é para um segundo momento e não falaremos agora. O PR luta pela moral, pela ética política, pelo fim do coronelismo em Araraquara e pelo respeito às liberdades democráticas. O Valdemar Costa [atualmente deputado federal pelo PR] em um evento na cidade deixou claro que a articulação municipal fica a cargo do presidente municipal do PR, temos esta liberdade e autonomia.


PR


O PR tem uma finalidade que é o compromisso e o bem estar da população. Realizamos no último período por volta de 100 filiações. Contamos com uma comissão provisória em Araraquara, sendo que a maior parte dos diretórios é organizada desta forma no país. Temos uma preocupação maior com a qualidade e o perfil dos filiados. O PR está se solidificando, nosso partido é fruto de uma recente fusão do ex-partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA) e do ex-partido Liberal (PL). Passamos agora por uma estruturação, iniciando um trabalho com segmentos como mulheres, juventude e melhor idade.


PR e Edinho (PT)


Relação estreita existe, o Paulo Maranata começou no cenário político na mesma época que o Edinho estava no governo [Edinho Silva (PT) foi prefeito de Araraquara durante o período de 2001 á 2008, atualmente é deputado estadual]. Dali por diante você caminha junto enquanto as idéias são juntas e anda separado quando as idéias não contemplam mais a cidade.


PR e Barbieri (PMDB)


Nós estamos de mãos dadas com o prefeito Marcelo porque estamos compromissados com o desenvolvimento da cidade, sentimos o empenho de Barbieri com Araraquara. Vivemos um momento de total confiança do prefeito.


Paulo Maranata


É notória a capacidade de articulação do Paulo, o prefeito Marcelo reconheceu nele uma liderança imprescindível a qualquer pessoa.


Secretária de Serviços Públicos


O diálogo está aberto fizemos uma investida na secretaria para conhecê-la, agora claro o acordo foi feito e o PR está fechado com o Marcelo e vai dar suporte para a próxima eleição. O Paulo se desdobrou em dois anos de vereança, as conversas vão muito bem, embora tenham forças ocultas tramando contra, mas isso vai ter a vida inteira, temos que ter calma e maturidade.


Número de vereadores


Considero que já foi feita a votação pela Câmara e que foi aprovada de forma unânime a ampliação para 21 vereadores, não podemos ter discussões novas a cada vez que temos um posicionamento da Câmara. Se for assim, acho melhor a imprensa assumir a função de vereança e deixar os vereadores tomarem conta da imprensa. Se nós queremos uma cidade mais combativa precisamos utilizar o que a lei determina, que podemos ter 21 parlamentares, teremos assim maior fiscalização e representação na cidade.


Reforma Política


Temos que pensar na relação entre lideranças e liderados, pois a política tem muita relação com quem vota, enquanto houver uma lacuna cultural como temos em nosso país sobre este tema, considero que devemos manter o voto obrigatório. Temos que acompanhar agora as decisões que surgem. Se houver o fim das coligações proporcionais já estamos criando as condições para poder correr de forma independente nas eleições. O Valdemar Costa Neto nos oferece as condições para executarmos nossa função no partido.


Publicado no jornal Folha da Cidade, Araraquara - São Paulo
Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: