Infelizmente, ontem (12) foi veiculada na sessão legislativa da Câmara Municipal de Araraquara a notícia do falecimento de Irma Santina Brustulin no dia 07 de Abril, em justa homenagem prestada pelo parlamentar Elias Chediek (PMDB) durante discurso. Irma Santina, como era conhecida, foi vigorosa militante da Pastoral da Criança em Araraquara e contribuiu decisivamente para o progresso saudável do público infantil na cidade.
Uma militante religiosa e certamente uma liderança política para a pastoral, Irma Santina através do seu trabalho procurou oferecer condições de vida a crianças em condições de subnutrição e precariedade social.
Ficará certamente na memória da cidade esta importante figura, motivadora incansável do trabalho pelo próximo. Para quem a conheceu sabe o exemplo de humildade e trabalho que ela representa.
02. Abrindo os olhos para o cinema
O vereador Carlos Nascimento (PT) ressaltou a situação do movimento que visa à recuperação do prédio do antigo Cine Coral que funcionou no município. Após vários dias sem resposta, após negociação com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que deu abertura para uma desapropriação do prédio do antigo cinema pelo Poder Público, o vereador afirma que “o prefeito deve abrir os seus olhos e ouvidos para esta questão, inclusive de pessoas que o apóiam e estão interessadas neste debate”. O movimento denominado “Salvemos o Cine Coral” destaca o valor histórico do local e sua importância na formação áudio visual durante décadas do público araraquarense
Segundo representantes do movimento “Salvemos o Cine Coral” seu objetivo é “que o prédio seja recuperado e desapropriado pela Prefeitura. Que seja implantado ali, além do cinema, uma escola técnica de cinema e vídeo para nossa população, especialmente os jovens”. Para os interessados em participar podem acessar o blog do movimento através do endereço www.araraquaracine.blogspot.com.
03. Sustentabilidade
Foi aprovado ontem (12), na sessão legislativa por unanimidade projeto de iniciativa do vereador Paulo Maranata (PR) que cria o programa municipal de coleta, tratamento e reciclagem de óleos de origem vegetal. Segundo Maranata o projeto foi construído em parceria com empresa instalada na cidade que produz biodiesel para ser adicionado, por exemplo, ao diesel da estatal Petrobrás.
O proprietário da empresa Giovanne Erme fez uso da Tribuna Popular do plenário e elogiou a proposta onde ressaltou as potencialidades do recolhimento do óleo descartado do ambiente doméstico para a proteção do meio ambiente e para a sua reutilização através da produção de biodiesel. Segundo os envolvidos, cidades como São Paulo e Curitiba já experimentam propostas semelhantes.
Segundo o vereador Maranata foi observado ainda para a produção do projeto o nível prejudicial de descarte incorreto do “óleo de cozinha” na rede pública municipal de água e esgoto.
Publicado no jornal Folha da Cidade, Araraquara - São Paulo
Luís Michel Françoso
Um comentário:
Irmã Santina, esteve sempre a frente da Pastoral da Criança em Araraquara, um trabalho feito com dedicação e amor pelos pequeninos (as), ela sempre lembrava a passagem da Bíblia : Que todos tenham vida e tenham em abundância! Este sempre foi seu lema. Muito Obrigada Irmã Santina por ter feito tanto pelos nossos pequeninos(as) de Araraquara. Saudades!
Postar um comentário