Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Novo presidente do PR é confirmado para secretaria de Serviços Públicos


Ontem (31), na Câmara Municipal, ocorreu evento político que selou a aliança entre o partido do vereador Paulo Maranata (PR) com a candidatura do atual prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) à reeleição nas eleições municipais de 2012. Como a indicação do cargo de secretário de Serviços Públicos ficou acordada com o PR, questionado em entrevista sobre a questão, Maranata admitiu que o novo presidente de seu partido Luís Augusto César é o indicado para o cargo de secretário. Já, sobre se o prefeito recebeu a proposta de indicação, Maranata afirmou que sim e que Barbieri já acenou positivamente, mas acordo final ficou para última conversa hoje.
No evento, em discurso o prefeito afirmou que tem interesse em iniciar um diálogo para que o PR passe a participar do seu governo, onde as primeiras conversas devem se iniciar nos próximos dias. O evento marcou ainda a eleição da nova diretoria do PR que tinha anteriormente Maranata enquanto presidente, agora o novo presidente é Luís Augusto César, o secretário-geral é Rodrigo Dutra e o Tesoureiro Paulo Faria.

Fazendo as contas

O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) vem fazendo um cálculo cuidadoso na sua política com os servidores  públicos, visando uma plataforma favorável com a categoria para as eleições de 2012, quando Barbieri ao que tudo indica irá disputar a  reeleição à Prefeitura. O prefeito ontem anunciou proposta de reajuste salarial de 6,01%, neste ano a Prefeitura cumpriu acordo com a categoria dos servidores selado no ano passado de aumento de 5%, acumulando assim em 2011, o índice de 11,01%.
No total, desde 2002 quando da gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT) até este ano de 2011 na gestão de Barbieri a perda salarial dos servidores em relação aos índices da inflação acumulou em 21,33%. Já o ganho salarial em relação ao período ficou em 9,39%.
Importante destacar é que Barbieri acumula pontos positivos na questão, pois nos três anos de seu atual mandato (2009-2011) houveram ganhos reais ao funcionalismo público, acumulando 7,02% no período, dado significativo considerando que se contarmos desde 2002 o ganho real chega a apenas 9,39%. Há de se admitir, porém, que o resultado positivo pode ser fruto ainda de uma política direcionada sobre o tema, pois em 2010 a margem positiva do reajuste salarial em relação à inflação foi de apenas 0,23%, mas já é o suficiente para garantir um discurso em palanque afirmando genericamente que todos os anos de gestão até o momento estiveram pautados em um superávit.
Outro dado é que o maior aumento registrado desde 2002 pertencia ao ex-prefeito Edinho Silva (PT) que em 2002, sob uma inflação de 12,53%, concedeu aumento de 10% ao funcionalismo público. Mas, com o acumulo de reajuste, no período de 2011 de 11,01% da atual gestão de Barbieri, este passa a ser o maior índice no período. O atual prefeito contou com uma inflação neste ano de 6,01%.
Assim, fica claro que por um lado Marcelo Barbieri terá bons argumentos para defender sua política de reajuste salarial quando das discussões das eleições municipais de 2012. Porém, nem somente de números se faz política, portanto, muitos outros fatores devem pesar, até que se chegue a um balanço positivo sobre a questão.

Nenhum comentário: