Na última eleição de 2008 a Câmara Municipal de Araraquara passou por uma intensa renovação de seus vereadores, onde ao invés da manutenção de candidatos tradicionais, novas lideranças foram eleitas modificando assim o cenário político araraquarense. Mas, ao que tudo indica não serão somente os políticos que devem mudar, uma transformação nas formas de se fazer política também vem acontecendo.
Na última semana vivemos o momento da primeira exibição pela internet em sites jornalísticos da sessão da Câmara, garantindo que um grande número da população possa conferir o andamento dos trabalhos dos parlamentares. A alternativa inverte a avaliação que lamenta o pequeno plenário da Câmara, possibilitando que a sessão seja levada ao público no seu trabalho ou na sua casa através do computador.
O fato também contribuiu para a maior vigilância da população ao cotidiano dos vereadores, o resultado foi que já na semana de estréia desta forma de transmissão o vereador João Farias (PRB) promete abrir processo junto ao Conselho de Ética da Câmara por suposto caso de decoro parlamentar por motivo de comportamento da vereadora Márcia Lia (PT) durante sessão. Em pouco tempo o trecho da sessão que aborda o fato estava sendo debatido em todas as redes sociais acumulando prós e contras acerca do fato e com certeza neste momento que você lê está coluna, o caso deve estar ganhando novas opiniões na internet.
Outro fato neste último período foi que a Câmara após aprovar 21 vereadores no início deste ano, retrocedeu da decisão e votou novamente na última sessão em 18. Como é conhecido boa parte da mobilização da população acerca do tema deu se em ambiente virtual e não nas ruas.
O uso das redes virtuais na construção da democracia está ainda em seu início, no seu momento de descoberta por todos nós. Infelizmente algumas figuras públicas estão se pretendendo maiores do que o debate sobre o papel que a internet pode oferecer para o exercício da política. Mas, com certeza ele está cada vez mais presente em nosso meio.
Publicado no jornal Folha da Cidade, Araraquara – São Paulo
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário