Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

“A vida pública tornou-se um espetáculo”, afirma sociólogo

As chamadas redes sociais são ambientes de comunicação característicos da nova fase de expansão e interação da internet junto à população. Ultimamente não são poucos os casos de mobilização política que atingem nossa sociedade e que tiveram início por convocação através das redes sociais. Sobre o tema foi entrevistado o Prof. Dr. José dos Santos Reis do Departamento de Sociologia da FCL/UNESP de Araraquara.
Sobre o crescimento no uso das redes sociais o professor afirma “a vida pública se tornou um espetáculo, vivemos uma publicização do privado. Esta questão não é inovadora, na verdade desde a década de 50 com Hollywood, este cenário vinha sendo colocado, e principalmente os políticos tradicionais tendem a utilizar a internet como uma espécie de continuidade dos debates políticos, ela também agora é um instrumento de merchandising”.


QUATRO MODALIDADES

Segundo o professor Reis existem quatro grandes modalidades que relacionam as redes sociais e a política “na primeira o usuário não é propriamente proativo, mas está a reboque da demanda que é dirigida a ele, como exemplo, poderíamos citar a eleição de Obama [Barack Obama presidente norte-americano] onde as pessoas eram chamadas para contribuir com doações a sua campanha”.
Na segunda modalidade, o professor explica, “a rede social é transformada em um espaço de mobilização, onde para ilustrar cito o exemplo do movimento que ocorreu no dia 12 de maio num evento pró-amamentação no Itaú Cultural, que ficou conhecido como “ Mamaço”, onde as pessoas foram convocadas a participação por meio do ambiente virtual”.
“A terceira modalidade seria aquela em que os próprios políticos e ,suas respectivas equipes, em campanha eleitoral trocam idéias e acusações, como exemplo, tivemos a última campanha presidencial entre os candidatos Dilma Rousseff e José Serra, por fim, temos a modalidade da informação, onde as redes prestam o serviço de informar atividades, considerando que está ultima tem uma intensidade menor do que as três primeiras”, complementa Reis.
Questionado sobre o futuro da relação entre política e internet o professor nos responde que “com certeza para o debate político de 2012 as redes sociais estarão desempenhando um papel considerável, para o bem ou para o mal, as redes sociais vieram para ficar”.

Publicado no jornal Folha da Cidade, Araraquara – São Paulo
Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: