Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Faca Amolada

Confira os principais debates da sessão legislativa de ontem (01) na Câmara Municipal de Araraquara

01.      CÂMARA E SOCIEDADE, CARA A CARA

Ontem (01) durante a sessão representantes de pintores autônomos quando da discussão do projeto “Cidade Limpa” apresentaram em determinados momentos críticas aos parlamentares, afirmando que alguns debates da Câmara não contribuem com a cidade.
De fato, não é de hoje que ecoam dentro da Câmara discursos de desagrado em relação a atuação do legislativo, exemplo disto foi a discussão no ano passado sobre a possibilidade de plebiscito popular sobre a alteração do número de vereadores no legislativo. Diante de tal proposta, alguns parlamentares assumiram a dificuldade de executá-la argumentando que a própria sociedade defenderia um número desprezível de vereadores dado o distanciamento entre a população e a Câmara.
            Ontem em sessão retornou ao debate a relação entre sociedade e Câmara em momento acalorado de discussão sobre o projeto que regulariza a publicidade em vias públicas da cidade. Sobre o tema João Farias (PRB) argumentou “quem aqui está (vereadores eleitos) é o retrato fiel da sociedade, quem nos crítica na sociedade é quem não tem critério para eleger candidatos quando do período das eleições”.
Uma pena que o espaço legislativo da cidade freqüentemente revele sua situação de fragilidade enquanto local privilegiado do exercício da participação política e da representação legal.  Talvez de fato a Câmara seja resultado direto do que nossa sociedade seja, mas isto não explica a situação, apenas ajuda a entendê-la. O fato é que poucos políticos confiam na avaliação da população, a tendência é considerá-los imaturos para o exercício político. Assim, permanece uma relação negativa por parte da população  sobre os políticos , e por outro lado, uma tendência de desconfiança dos políticos em relação a população. Quem perde é a política.

02.      SESSÃO MUDA DE HORÁRIO  

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) anunciou que a partir da próxima terça-feira (08) a sessão legislativa passará a ocorrer às 15 horas da tarde, atualmente a sessão ocorre às 14 horas da tarde.  A vereadora Márcia Lia (PT), por sua vez, destacou que acordo foi firmado garantindo que a partir do momento que o novo prédio da Câmara estiver pronto o horário será novamente debatido. Segundo proposta inicial da bancada do Partido dos Trabalhadores a sessão seria realizada às 16 horas.

03.      MOVIMENTO PRÓ-ORÇAMENTO DA CULTURA

Carlos Nascimento (PT) destacou mobilização junto ao segmento cultural da cidade no lançamento de campanha pública em favor de proposta de ampliação do orçamento da secretaria de Cultura para 3% do orçamento da Prefeitura de Araraquara para o ano de 2012. Atualmente a Cultura detém 1,8% de investimento por ano. Neste ano será debatida no legislativo a peça orçamentária a ser executada pela prefeitura no ano de 2012.

 Publicado no jornal Folha da Cidade – Araraquara, São Paulo
Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: