Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

terça-feira, 22 de março de 2011

Partido Verde em 2012


Com a aproximação das eleições de 2012, crescem as articulações entre os partidos na construção de estratégias para o processo eleitoral que irá eleger prefeito e vereadores na cidade. Fato é que na polarização aparente entre PT e PMDB, vem surgindo na verdade a possibilidade de crescimento de novas lideranças políticas.
Em entrevista o presidente do PV Fernando Cesar Câmara, o Galo afirmou que já foram procurados para conversar tanto com o prefeito Barbieri quanto com o PT. “Dialogamos com Barbieri, e com a pré-candidata Márcia Lia, mas ainda não temos nada definido”, afirmou Galo.  Sobre o futuro de Edna Martins declarou “é lógico que a Edna tem todas as condições de ser candidata tanto a Prefeitura quanto para a Câmara, mas precisamos analisar como se darão as condições e a estrutura para tomar uma decisão, estamos abertos ao diálogo”.

HISTÓRICO

Há vinte anos, na Câmara Municipal atuava ainda o homem responsável por boa parte da articulação política do ex-prefeito Waldemar de Santi, o parlamentar Carlos Alberto Manço e na oposição estava se construindo o que seria o principal parlamentar petista na cidade, Edinho Silva (PT). Onde logo mais, graças à divisão intensa da base de centro-direita no município na disputa para prefeito, Edinho ganharia em 2000 uma eleição que nem seu próprio partido tinha por possível.
Na última década Araraquara passou por um governo petista de oito anos com o ex-prefeito Edinho Silva (PT), onde ganharam espaço no campo da situação três lideranças, Carlos Nascimento (PT), Ronaldo Napeloso (DEM) e Edna Sandra Martins (na época PT e hoje PV). No campo da oposição ganhou maior destaque a atuação do vereador Elias Chediek (PMDB).
Agora, chegamos em 2009 com a eleição de Marcelo Barbieri (PMDB) para a Prefeitura de Araraquara. Onde, num período de 3 anos de gestão já conta com a maior bancada do legislativo, do seu partido PMDB, a presidência da Câmara e das duas principais comissões permanentes.
O PMDB vem criando novas lideranças para o jogo da política como Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) que congrega na sua figura hoje apoio tanto do deputado estadual Edinho Silva (PT) como de Marcelo Barbieri (PMDB). Napeloso hoje é secretário de Agricultura, Elias Chediek não ocupa mais a liderança de governo e enfrentou no último período veto do prefeito ao projeto “Cidade Limpa”, logo ele que foi oposição pelo PMDB por oito anos no legislativo.
O PT por sua vez, perdeu uma de suas maiores liderança depois de Edinho Silva, que é Edna Martins, que deixou o partido para ingressar no PV. Carlos Nascimento (PT) outra liderança de peso do partido está rumando para seu quarto mandato caso seja candidato em 2012 a vereador. Nascimento iniciou sua carreira com estreita aproximação com Edinho Silva, e chegou a ser considerado seu sucessor natural a prefeito, mas após descompassos os dois estão distanciados na política. O parlamentar agora  acumula minoria dentro de seu partido, onde não conseguiu emplacar sua candidatura a presidência da Câmara, já sobre ser candidato a prefeito em 2012, afirmou “ninguém treina para ser reserva”.

ATUALMENTE

Estão agora no meio do turbilhão deste jogo de cadeiras o líder de governo João Farias (PRB) e a líder da oposição Márcia Lia (PT), onde Márcia já afirmou ter intenções de ser candidata a prefeita em 2012, por seu partido. Farias vem articulando complexo jogo para manter sob a base do prefeito as demais lideranças da cidade, para um possível apoio a reeleição de Barbieri.
Por fim, incrementando o processo Edinho Silva já se pronunciou afirmando que irá trabalhar por uma unidade entre PT e PMDB em todo o Estado de São Paulo.  E afirmou em entrevista que um cenário de aliança em Araraquara entre PT e PMDB depende apenas de que existam as lideranças certas para o acordo. Assim, enquanto o PT se desgasta em embates sangüentos com o líder de governo na Câmara, Boi navega pela política com o apoio de Barbieri e Edinho, mas terá de esperar ainda um pouco para vôos mais altos.  Maranata habilidosamente articula os bastidores longe das câmeras e lentamente congrega parceiros, mas não tem perfil para a Prefeitura neste momento.
Já Edna Martins está longe das acirradas disputas na Câmara e no governo municipal, e é uma das poucas lideranças construídas nos últimos anos que tem possibilidade de se candidatar. Roberto Massafera (PSDB) que foi ex-prefeito é no momento deputado estadual, Dimas Ramalho (PPS) federal e Edinho (PT) também estadual e nenhum deles tem demonstrado interesse em serem candidatos neste momento. De certa forma, 2012 já chegou para o PV.

Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: