Promessas da prefeitura de compra de ônibus novos e construção de mini-terminais podem ser realizadas agora; População está na expectativa
A partir deste domingo (06) se inicia a taxa de ônibus, tanto para a CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) como para a empresa Viação Paraty, com valor de R$ 2,50. A passagem anterior estava fixada em R$ 2,35, já estudantes ficam com R$ 1,25 [50% do valor]. A população por outro lado apresenta um conjunto de críticas ao funcionamento do transporte público em Araraquara. As denúncias foram apuradas e seu debate pretende contribuir para que neste momento de aumento de tarifa as devidas alterações possam ser realizadas em tempo pelo setor.
Em entrevistas nas ruas a população afirma que os ônibus da CTA estão em determinados horários lotados, com atrasos de horário e em condições de circulação precárias. Segundo apurado o tempo ideal de circulação de um ônibus é de 5 anos, mas existe atualmente ônibus em circulação do final da década de 70, batizado na empresa de “carinha preta”
Outro problema averiguado foi à falta de ônibus, em entrevistas anônimas, nos foi revelado que de fato a CTA viveu por dois dias deficiência de ônibus para circulação. Segundo informações o caso já está regularizado na empresa.
A maioria das reclamações recebidas diz respeito a usuários que dependem cotidianamente do uso do transporte coletivo, seja para o trabalho ou estudo. São cidadãos que dependem de chegada em seu destino em horários fixos. Os demais usuários que apresentaram opiniões favoráveis a CTA, são aqueles que eventualmente utilizam os serviços da empresa.
POR QUE NÃO HÁ COMO FISCALIZAR?
Segundo analisado as formas que a população tem para analisar os balanços financeiros da CTA são através de envio das contas da empresa para a Câmara Municipal de Araraquara, que é um espaço público por excelência. O DAAE e a Prefeitura Municipal enviam balanço financeiro mensal ao legislativo conforme apurado.
Mas, ao buscar ter acesso aos balanços da empresa CTA, foi averiguado que está não o envia há muito tempo para a Câmara. Segundo o diretor financeiro da Câmara Municipal Carlos Henrique “todo documento é protocolado e distribuído aos vereadores, não consta o balancete da CTA, não foi enviada está documentação mensalmente, o DAAE sim vem enviando”.
A empresa CTA através da sua assessoria de imprensa informou que se considera uma instituição de caráter privado, portanto, não apresenta a necessidade de envio da documentação mensal para o legislativo. Afirma, ainda que através de reunião anual com acionistas o balancete da empresa é apresentado e posteriormente publicado na mídia impressa.
O caso, é que antigamente a CTA era uma empresa nos moldes de “sociedade anônima” e após a aprovação pela Câmara Municipal da lei número 6.504 de 2006 passou a ser transformada numa “sociedade mista” tendo agora como acionista majoritária a Prefeitura de Araraquara. Nesta mesma lei que alterou a formação da empresa, consta em parágrafo a obrigatoriedade do envio pela CTA do balancete mensal à Câmara Municipal de Araraquara.
PANORAMA DA CTA
Em projeção realizada através de dados disponíveis no site da CTA e abertos a consulta de toda a população é possível observar que num rápido comparativo o número de usuários da empresa segue sem grandes crescimentos. Segundo os dados, em 2004 o número total de usuários chegou ao número de 14.913,232 e comparando ao ano de 2010 temos um número de 14.331,273. Já o faturamento da CTA aumentou de 32.164.172 milhões em 2008 para 35.338.041 milhões no ano de 2010.
OPINIÃO DA POPULAÇÃO
A pergunta apresentada foi sobre como os usuários de ônibus avaliam os serviços prestados pela empresa CTA de transporte coletivo da cidade. Foram entrevistadas pessoas nos pontos da Rua 03, Avenida Portugal e Terminal de Integração do município. Confira abaixo a opinião dos entrevistados sobre o tema:
01. ‘Normal, não tem problema, avalio bem, não sou usuária freqüente, só uso o ônibus de vez em quando “[usuária da linha Pinheirinho]
02. “O horário de meu ônibus tem 30 minutos às vezes para chegar e o que eu estava esperando não passou, está atrasado, deveria ter um pouco mais de ônibus, pois os ônibus vãos cheios” [usuário da linha Iesa]
03. “Péssimo, ônibus velhos, bem lotados, todo dia muito atraso até de 40 a 50 minutos” [úsuária da linha Iguatemi]
04. “Na minha opinião poderiam melhorar esta situação da falta de cobrador, pois é muito difícil para o motorista devolver o troco para o passageiro, realmente tem um problema de horário, se for trabalhar tem que pegar um ônibus antes do horário normal, por conta dos atrasos” [usuário das linhas Imperador, Fonte e Jardim das Estações]
05. “É muito difícil à situação do motorista sem o cobrador, muita demora, o motorista está dirigindo e cobrando ao mesmo tempo a passagem, colocando a vida das pessoas em risco” [usuária da linha Dumont]
Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo
Luís Michel Françoso
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