Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Biblioteca Municipal já esteve localizada no atual prédio da Câmara

“Nosso objetivo é estimular as crianças no ambiente da Biblioteca”, afirma a gerente Célia Regina


Segundo, Célia Regina gerente da Biblioteca Municipal e funcionária do local desde 1979, a Biblioteca quando da sua criação ficou localizada temporariamente numa pequena sala no atual prédio onde funciona a Câmara Municipal. Na época o prédio era ocupado pela Prefeitura, depois a Biblioteca foi transferida para a Rua Padre Duarte (4). A Biblioteca Municipal foi criada em 1942 por Decreto-Lei.

Finalmente em 1976, a Biblioteca passou a se localizar na Avenida Espanha com a Rua Carlos Gomes. Regina explica que o projeto foi realizado pelo arquiteto Arnaldo Palamone Lepre, acompanhado de especialistas o que garantiu que hoje o atual prédio da Biblioteca esteja adequado as normas técnicas da Biblioteconomia.

Marco na história da Biblioteca corresponde à doação de livros do escritor Mario de Andrade, que ofereceu do seu acervo pessoal 600 livros. O autor que escreveu parte da obra literária Macunaíma em nosso município é homenageado pela Biblioteca da cidade. Os livros estão hoje em local reservado da Biblioteca que presta excelente serviço de preservação de um patrimônio cultural de Araraquara.

O acervo da Biblioteca Municipal, segundo Regina, conta com 16 mil livros do anexo infantil, 35 mil livros do acervo para jovens e adultos e 80 mil livros arquivados no depósito. Regina afirma ainda que existem atualmente de 3 a 4 mil livros circulando na cidade em forma de empréstimo.

A Biblioteca oferece serviços gratuitos como eventos de lançamento de livros, café filosófico, exposições, palestras, desenvolve o programa de acesso a internet denominado “Acesso Livre” em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, empréstimos em domicílio para pessoas com dificuldade de locomoção ou doentes, feira de troca e venda de livros, o projeto biblioteca Itinerante e o já reconhecido Concurso Nacional de Contos que homenageia o escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão

Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo
 
Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: