Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pronto Socorro do Melhado precisa de mudanças - Vistoria da vigilância sanitária no local ainda não foi divulgada

O atual Pronto Socorro do Melhado foi vistoriado pelo Ministério da Saúde em outubro, após a visita o ministério elaborou relatório onde aponta diversos problemas no local. O documento aponta que “não existe classificação de risco para o público infantil, nem mesmo aferição dos sinais vitais” e que foram encontrados insetos, fuligem e poeira nas instalações de toda a unidade. O Ministério da Saúde solicita ainda com urgência uma vistoria da vigilância sanitária no local “para execução das providências cabíveis”.

Questionada sobre afirmações do relatório do Ministério a secretária municipal de Saúde Regina Barbieri afirmou estar tomando todas as medidas para atender a população no Pronto Socorro do Melhado, e destacou que todas as medidas de curto prazo já foram realizadas e as de médio prazo estão em andamento. Afirmou ainda que a vigilância sanitária já realizou vistoria no Pronto Socorro do Melhado e que avaliação foi enviada a vigilância do Estado de São Paulo, a secretária afirma que aguarda o envio do documento para a secretaria de Saúde do município. Ainda não existe previsão para o recebimento.

Sobre apontamentos do relatório do Ministério a secretária da Saúde disse “já desenvolvemos o setor de pediatria no Pronto Socorro do Melhado para resolver as questões referentes ao atendimento do público infantil”. Sobre a situação de sujeira no local e problemas de atendimento apontados no relatório afirma “temos um protocolo de diagnóstico dos pacientes que já está em funcionamento, o Instituto Acqua também está adequando o espaço e contratando profissionais, tendo em vista a necessidade do funcionamento do Pronto Socorro”

LICITAÇÃO PARA NOVO PRONTO SOCORRO FOI INICIADA

O motivo da visita do Ministério da Saúde foi para avaliação sobre se construção do novo Pronto Socorro (Unidade de Pronto Atendimento – 2) seria no atual PS do Melhado ou em prédio a ser construído no Cear (Via Expressa). Nesta quinta (17) foi anunciada a licitação para a construção do novo Pronto Socorro (UPA – 2) na área do Cear, mas até obra ser concluída população segue sendo atendida no atual PS do Melhado.

O relatório do Ministério da Saúde analisou toda a estrutura do prédio, avaliando tanto a estrutura física quanto as condições de gestão do local. Assim, se por um lado a população ganha com a construção de um novo prédio com promessa de melhor estrutura e atendimento. Por outro, o relatório apresenta problemas graves que vem ocorrendo no atual Pronto Socorro que continua a atender a população até a conclusão da nova obra.

Segundo a Prefeitura as obras da nova unidade de pronto atendimento (UPA II) têm previsão para iniciar em janeiro de 2011. O ministério da Saúde elaborou relatório através da Secretaria de Atenção à Saúde – SAS, em visita técnica a unidade de Pronto Socorro “Amélia Bernardini Cutrale”, localizada na Vila Melhado.

Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: