Terminada as decisões para a recomposição dos cargos do governo municipal e da eleição da presidência da Câmara, tem inicio agora as primeiras indicações das tendências dos grupos políticos da cidade. Tais mudanças ocorrem, principalmente para que tais grupos possam se preparar para as eleições municipais de 2012, onde estarão em disputa os cargos de vereadores e de prefeito.
Não é de menor importância também a possibilidade de alteração do número de vereadores da Câmara Municipal para as próximas eleições. Ainda que o tema tenha gerado polêmica nos debates em plenário no final do ano passado a grande maioria dos presidentes partidários municipais e vereadores se pronunciaram em favor da ampliação para o número de 21 vereadores.
Como já anunciado em entrevista no mês de dezembro pelo jornal Folha da Cidade o presidente da Câmara Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) quando questionado sobre a composição das comissões permanentes afirmou que já era praticamente consenso que Serginho Gonçalves (PMDB) ficasse com a presidência da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Já sobre Carlos Nascimento (PT), declarou estar acertada a vaga da presidência da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento para o vereador petista. E se comprometeu como já publicado em entrevista, a dar aval às propostas do vereador no que diz respeito ao debate sobre o orçamento municipal na Casa de Leis.
Assim, teríamos uma parceria entre PT e PMDB na presidência das duas principais comissões da Câmara, tal como se configurou a aliança entre votos do grupo de jovens vereadores e os três parlamentares petistas que apoiaram Boi na eleição da presidência da Câmara.
As comissões permanentes são grupos técnicos formados por três vereadores cada e são muito importantes para o trabalho legislativo. Entre suas funções estão emitir pareceres sobre projetos a serem votados no plenário, estes pareceres são fruto de debates das comissões em torno do projeto e tem poder de orientar o voto dos demais vereadores no plenário.
As comissões permanentes são quatro, segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal: Justiça, Legislação e Redação; Tributação, Finanças e Orçamento; Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico; Ordem Social, Transportes, Habitação, Meio Ambiente.
Marcelo e Edinho
O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) em entrevista neste início de ano afirmou que o PMDB vive um momento de incerteza sobre sua posição política, após o falecimento do presidente estadual do seu partido Orestes Quércia (PMDB) e pelo fato do seu presidente nacional Michel Temer (PMDB) assumir a vice-presidência do Brasil no governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Mas, afirmou que se houver consenso em seu nome assumiria a presidência estadual do PMDB em São Paulo, Barbieri atualmente esta licenciado da vice-presidência estadual. Confirmou também ser um nome em potencial para a reeleição em Araraquara como prefeito.
Já, Edinho Silva (PT) atualmente presidente estadual do PT em São Paulo e deputado estadual disse que neste ano estará engajado na construção de um campo político aliando PT e PMDB no Estado.
Fica assim para este ano de 2011 um plano que ainda não tem todas as suas peças encaixadas, mas que já começa a delinear seus contornos.
Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário