Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Entenda os sistemas de votação no Brasil

As eleições no Brasil têm dois sistemas de votação um primeiro majoritário direcionado para a eleição de presidentes, governadores e prefeitos e, um segundo sistema denominado proporcional. O formato proporcional de votos elege os candidatos que compõem o poder legislativo em nosso país.

Neste segundo turno o cálculo será realizado através do sistema majoritário que é de maior conhecimento da população, se resume em que o candidato que apresentar o maior número de votos vence a eleição. Já, nos casos de eleitorados com maior número de 200 mil habitantes pode haver segundo turno caso o mais votado não tenha 50% dos votos válidos mais um, Os votos válidos são calculados através do número total de votos computados, menos nulos e brancos.

Já o sistema de voto proporcional é um pouco mais complexo, e pressupõe casos em que candidatos com baixo índice de votação possam se eleger , enquanto outros fiquem de fora da disputa.

Por exemplo, consideremos uma cidade com 130 mil eleitores, onde 30 mil se abstém de votar e 100 mil compareçam as urnas. Vamos considerar ainda que destes 100 mil, 15 mil votem nulo ou branco, assim teremos 85 mil votos válidos nesta cidade.

Supondo agora que esta cidade tenha 20 vagas para serem ocupadas pelos candidatos, assim teremos o numero de votos válidos (85 mil), dividido pelo número de vagas em disputa (20), assim o coeficiente eleitoral será de 42.350 mil votos. Este é o número mínimo de votos para se eleger um deputado nesta cidade.

Após este passo, a justiça eleitoral calcula o quociente de cada partido, ou seja a partir do número de votos que cada partido ou coligação recebeu, ele terá direito a eleger um determinado específico de candidatos.

Saiba mais destas eleições

O eleitorado brasileiro apresenta 135.604,041 eleitores, sendo que no exterior temos 200.392 eleitores. Assim a massa eleitoral brasileira se constitui de um total de 135.804,433.

Eleitorado de Araraquara

Araraquara conta com 151.279 eleitores, se considerarmos a questão de escolaridade e gênero do eleitorado araraquarense temos que nossa cidade tem ainda 3.501 eleitores analfabetos. Sendo que de todo o eleitorado, somente 11.077 eleitores têm o ensino superior completo.

Dentre os eleitores com ensino superior completo as mulheres são maioria com 53, 85 % do total. Entre os analfabetos as mulheres representam 61, 097 % do total em nossa cidade.

Se considerarmos em Araraquara o número de eleitores que não tem o ensino fundamental completo, chegaremos ao índice de 34, 98 %. Sendo que somente 23,18% do eleitorado da cidade chegou a concluir o ensino médio (L.M.F.)

Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: