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segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Especialista orienta ação dos cidadãos sobre direitos do consumidor

Sobre os casos de reclamações sobre os dois postos de pagamento de contas de energia elétrica no centro da cidade credenciados pela CPFL o especialista Washington Coutinho Pereira afirma que “é difícil responsabilizar somente a CPFL pela questão as pessoas devem também optar por procurar analisar os postos de recebimento com menor concentração de usuários, mas principalmente defendo o ponto de vista dos consumidores, o que a CPFL pode fazer é estimular a abertura de mais locais que recebam o pagamento das contas de energia elétrica”.

Washington é advogado e já foi gestor do CODECON (Centro de Defesa do Consumidor de Araraquara), é também integrante do Idecon (Instituto de Defesa do Consumidor de Araraquara) localizado no centro da cidade.

Sobre outros casos em que o consumidor sinta que seus direitos estão sendo feridos e deseja manifestar reclamações sobre tais situações, Washington orienta que procurem o órgão local responsável pela defesa dos direitos do consumidor e que também as pessoas procurem conhecer quais são as leis existentes que prevêem regras em defesa do consumidor.

Como exemplo cita “existe a lei municipal que obriga os bancos a não apresentarem espera na fila para obtenção de serviços acima de trinta minutos em dias de pico e quinze minutos em dias comuns”. Washington explica que os dias de pico são definidos pelos próprios bancos, dependendo das datas referentes a pagamentos de funcionários das empresas conveniadas com a instituição bancária.

O órgão municipal que zela pelos direito do consumidor em Araraquara é o CODECON, localizado na Avenida Duque de Caxias, número 242 no centro da cidade.

Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP

Luís Michel Françoso

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