O “Projeto Papai Noel dos Correios” que realiza a entrega de cartas do Papai Noel para crianças de todo o Brasil, arrecada brinquedos e promove a leitura de cartas endereçadas ao bom velhinho foi um sucesso. Somente em Araraquara os Correios receberam 687 cartas dentro dos critérios previstos pelo projeto, das quais 487 foram adotadas. Qualquer cidadão pode responder as cartas enviadas pelas crianças para o bem velhinho e contribuir para um Natal mais feliz. Segundo os Correios os brinquedos pedidos foram 303 bonecas, 212 carrinhos, 121 bolas, 22 joguinhos e 13 ursinhos.
Segundo informações dos Correios o projeto se iniciou para proporcionar um diálogo entre crianças e o Papai Noel através de cartas e já tem mais de 20 anos. Mas, começou como iniciativa voluntária de funcionários do correios e a partir de 1997 se tornou uma política oficial da empresa.
Somente, no ano de 2009, no Brasil, foram recebidas quase dois milhões de cartas ao Papai Noel. Do montante, através da campanha natalina, foram entregues 413.602 presentes. No interior de São Paulo foram 74.481 de cartas recebidas, das quais 48% foram adotadas e presenteadas. Em 2010, o interior do Estado de São Paulo cadastrou 68.115 cartas para adoção, das quais 54,98% foram adotadas
As cartas enviadas pelas crianças são lidas e analisadas pelo Correio, e a partir deste momento podem passar a receber doações de brinquedos para os pedidos realizados. As pessoas que realizam estas doações são chamadas pelo projeto dos Correios de padrinhos, tanto pessoas como empresas podem participar com as doações. Os padrinhos não tem acesso ao endereço das crianças, para que não se quebre o sigilo de informações sobre as crianças. A medida cumpre determinação do Ministério Público da União (MNU).
Após o recolhimento dos presentes doados, cada um deles é embalado e passam a serem encaminhados as crianças que enviaram as cartas. É proibida a entrega de presentes pelos padrinhos, o trabalho é realizado exclusivamente por funcionários dos Correios.
Segundo os Correios “a campanha tem como principal objetivo responder às crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, onde 100% das cartas cadastradas dentro dos critérios do projeto recebem uma carta resposta do Papai Noel, independente de serem adotadas ou não, preservando assim a magia do Natal”.
Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário