Um dia após o ocorrido, na quarta-feira (18) foi publicada a licitação que prevê concorrência pública para a realização do novo Pronto Socorro a ser construído na área do Cear (Via Expressa). Sobre o tema o secretário de Governo da Prefeitura Luiz Zaccarelli acredita que para o final de dezembro e início de janeiro as obras já estarão iniciadas.
MEDIDAS SÃO NECESSÁRIAS
Zaccarelli confirma que o investimento já foi liberado pelo ministério da Saúde, sobre as afirmações da vereadora Márcia Lia disse “estamos prezando acima de tudo pelo bem público, não teremos posicionamentos partidários ou ideológicos sobre o assunto”. Segundo Zaccarelli, o local para a construção do novo Pronto Socorro será na área do Cear (Via Expressa) e que a questão está acordada com o ministério da Saúde.
O vereador Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) estava no Pronto Socorro do Melhado nesta quarta (17) e conferia compra de novas cadeiras de plástico para a recepção do local e cadeiras de rodas para pacientes Boi afirmou estar acompanhando comissão composta por funcionários do PS do Melhado, que cuidam da compra de materiais que prevêem o melhoramento do atendimento no Pronto Socorro do Melhado.
PRINCIPAIS TRECHOS DO RELATÓRIO
Confira destaques do Relatório do Ministério da Saúde sobre o Pronto Socorro Vila Melhado “Amélia Bernardini Cutrale”, elaborado após visita em outubro deste ano:
1. “Não existe classificação de risco para o público infantil, nem mesmo aferição dos sinais vitais e os atendimentos são realizados por ordem de chegada, independentemente da situação de saúde da criança”
2. “Verificamos grande quantidade de presença de mosquitos, formigas, poeira, fuligem e demais sujidades em toda a Unidade, e em ambientes onde não deveria haver qualquer presença de sujeiras e demais insetos como, por exemplo, nas salas de: aplicação de medicamentos inalação e sala de urgência onde a presença dos mesmos prejudicam ainda mais o estado de saúde dos pacientes em atendimento”
3. “Limpeza do chão dos consultórios, o pano de chão é lavado nas pias, destinadas à higienização das mãos dos profissionais de saúde, antes de prestar assistência e/ou diagnóstico dos pacientes em atendimento”
4. “A Unidade encontra-se em péssimo estado de conservação, há enormes rachaduras nas paredes e no piso de toda a Unidade, a tintura está completamente manchada. Os fluxos externos e internos, de serviços/profissionais/ e pacientes não está correto gerando desorganização, cruzamento de material limpo com material sujo, cruzamento indesejável entre pacientes críticos e não críticos”.
5. “Solicitamos, com urgência, uma vistoria no Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) de que trata este Relatório Técnico, através da Vigilância Sanitária local (municipal ou estadual) para execução das providências cabíveis”
Prefeitura encaminha novo Pronto Socorro
Nesta quarta (17) foi publicada a licitação para a realização da obra do novo Pronto Socorro (UPA-II) na área do Cear (Via Expressa). Segundo informações da Prefeitura a construção da UPA –II conta com recursos do Ministério da Saúde que totalizam repasse de R$ 1.900.927,96. A contrapartida da Prefeitura é de 948.911,55.
O vereador Lapena (PV) que em sessão já apresentou fotos sobre riscos de infestação de insetos no atual Pronto Socorro do Melhado, afirmou que a situação do local é critica e defende que urgentemente seja construído o novo Pronto Socorro na Via Expressa. Lapena, no entanto pondera sobre fácil acesso ao novo local escolhido “precisamos ainda pensar melhor a situação da rotatória da Rua Mauricio Galli com a Via Expressa, o local apresenta graves problemas de circulação”.
A previsão da Prefeitura para a realização da obra é de seis meses, a licitação em andamento irá realizar a abertura dos envelopes no dia 21 de dezembro, deste ano.
A estrutura do atual PS do Melhado irá manter alguns serviços, segundo a Prefeitura, continuarão funcionando o “Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Unidade de Métodos Diagnósticos (Umed), a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Sanitária e Epidemiológica”.
Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário