Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Faca Amolada - Um novo ângulo sobre a Sessão Legislativa e seus personagens

Ocorreu, ontem (05), a 82º Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Araraquara, confira nesta coluna, a movimentação dos vereadores no cotidiano da política. Uma cobertura diferenciada sobre as estratégias e os discursos de quem faz e acompanha a política legislativa.

01. Candidatos a deputado estadual de Araraquara receberam 76,89% dos votos do eleitorado do município

E continua o processo de disputa política em alguns Estados e na corrida pelo cargo de presidente da República, o segundo turno vai se findar no dia 31 de outubro.

Momento de reflexão para os eleitores e de aprofundamento das propostas para os candidatos. Este momento se mostra oportuno para observarmos com mais atenção para os candidatos ainda em disputa e para os números que são fruto das votações deste domingo (03).

Nesta conjuntura, o eleitorado araraquarense apostou em candidatos do município, os dados revelam que de todo o eleitorado araraquarense os candidatos a deputado federal receberam 59,70% dos votos válidos dentre todos os candidatos.

Já os candidatos de Araraquara a deputado estadual somaram 76,89% dos votos dentre todos os candidatos em disputa no Estado de São Paulo. O município apresentou 10 candidatos com residência eleitoral em Araraquara, sendo cinco para o cargo de deputado estadual e cinco para deputado federal.



02. Minha Casa Municipal e Federal

A Prefeitura enviou projeto gerado na secretária municipal de Habitação, onde se prevê alienar de forma onerosa, as residências que estão sendo construídas na modalidade de mutirão nos bairros Arco-Íris e Hortências.

Segundo o secretário de Habitação João Farias, que se fez presente na Sessão Legistativa para acompanhar a votação do projeto, afirmou que hoje em Araraquara o sistema de mutirão de construção de casas existe somente nos bairros Arco–Irís e Hortências.

Ressaltou ainda, que “o valor a ser pago é praticamente simbólico, o valor representa praticamente a metade do valor pago em outros mutirões já concluídos no município”. Farias se refere ao fato de que os novos moradores das casas no mutirão nos bairros Arco–Irís e Hortências, irão pagar mensalidades no valor de R$ 10,00.

O plenário da Câmara teve ampla presença dos cidadãos que compõem o projeto de mutirão nos dois bairros, que foram acompanhar o andamento das votações sobre o projeto de habitação apresentada pelo Executivo. Criando assim, um momento de diálogo dos vereadores para com os cidadãos interessados, quando os primeiros fizeram uso da fala na tribuna da Casa de Leis.

Sobre o assunto, o vereador Carlos Nascimento (PT) disse “que vocês jamais esqueçam a origem das casas que estão morando, do terreno que estão pisando”. O vereador destacava o fato de que o programa de mutirão em debate tenha surgido na gestão do governo petista do ex-prefeito Edinho Silva.

O presidente Ronaldo Napeloso (DEM) finalizou o debate comparando o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida e o sistema de mutirões para construção de casas, onde o cidadão constrói sua casa em parceria com a Prefeitura do município, através de um sistema coletivo de trabalho.

Napeloso afirmou sobre o tema “fizemos a nossa obrigação e temos que parabenizar as pessoas que aqui estão. É muito bom pagar dez reais, mas é muito sacrificado até que cheguem a este momento de ter suas casas. No programa Minha Casa Minha Vida pagam 60 reais, sem ter que construir a casa. Neste se paga dez reais, este tipo de programa esta ficando no passado, precisamos pensar também em outros projetos para alavancar a habitação”.

03. Eleições

Carlos Nascimento (PT) afirmou sobre as eleições “Tivemos a cidade “emporcalhada” por papéis nestas eleições e placas que impediram a passagem das pessoas. Imaginem como ficará a situação, quando tivermos um grande número de candidatos a vereador na cidade nas próximas eleições? O parlamentar afirmou que está elaborando lei para regularizar a questão, que será brevemente apresentada na Casa de Leis.

Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: