Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eleição para presidência da Câmara revela embate entre Marcelo e Edinho - Em sessão nesta tarde (02) votação decidirá novo presidente da Câmara

Será hoje (02) a votação para decidir o novo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, até o momento são candidatos o vereador Elias Chediek (PMDB) e Aluisio Braz, o Boi, (PMDB). Chediek foi o principal vereador de oposição durante os oito anos (2000 a 2008) no governo do ex-prefeito Edinho Silva (PT) e sua candidatura esta acordada com Marcelo Barbieri desde 2008, já o candidato Boi tem apoio dos vereadores do PT e subiu no palanque nestas eleições em apoio ao então candidato a deputado estadual Edinho Silva.

Nesta última semana várias mudanças ocorreram nas articulações que envolvem a escolha do novo presidente da Câmara de Vereadores, demonstrando o envolvimento tanto do prefeito quanto de Edinho que hoje ocupa o cargo de presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.

Marcelo Barbieri passou a contar com a presença na Câmara do articulador Rui Marchesi (PMDB), integrante do partido do prefeito, que trabalha em prol da candidatura do então candidato Elias Chediek (PMDB). Ontem (01) no período da tarde foi presenciada discussão no corredor da Câmara entre Rui e o vereador Boi, com ânimos exaltados os dois demonstraram a difícil situação da legenda com duas candidaturas para esta disputa.

O PMDB durante todo o processo manteve as duas candidaturas, sendo que as articulações de ambas estão sendo feitas nos bastidores há meses. Com a proximidade das eleições e o acirramento dos votos dos vereadores, a executiva do PMDB reunida neste início da semana decidiu por “fechamento de questão”, recurso do estatuto do partido para definição de tema, resolvendo por apoiar somente a candidatura de Chediek à presidência da Câmara.

Por outro lado o Partido dos Trabalhadores que afirmava estar em difícil situação por ter de escolher entre dois candidatos da base governista, teve no último período uma demonstração também de mudança na sua posição. Se antecipando, o vereador Carlos Nascimento (PT) que tem minoria na votação do partido, começou a defender candidatura própria do PT à presidência. Por fim o PT convocou reunião neste último sábado onde firmava considerar o histórico de cada um dos candidatos (Chediek e Boi) como fator para tomar uma decisão por uma das candidaturas e apontava maior dificuldade com o candidato Chediek a respeito de este ter sido oposição durante oito anos do governo petista.

Apesar de a posição do PT não estar fechada, pois o partido ainda teria uma reunião nesta terça (30) e outra ontem (01) para debater a questão, seu presidente André Agatte se pronunciou em entrevista na segunda (29) dando já como certa a decisão do partido por apoiar o candidato Boi.

Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: