Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Comércio abre no feriado (20) sob críticas

Hoje, 20 de novembro é celebrado o “Dia da Consciência Negra e dos Orixás”, instituído através de lei aprovada em 28 de setembro de 2007 pela Câmara Municipal de Araraquara. Este é o quarto ano em que ocorre o feriado no município, mas a data segue gerando polêmica entre comerciantes e lideranças do movimento negro. O principal motivo é a abertura do comércio hoje, entre as 10 da manhã e 4 da tarde, que segundo críticos é uma atitude que não condiz com uma data voltada à reflexão sobre a história dos negros no Brasil.

Lideranças afirmam que feriado busca promover reflexão e debate sobre a questão racial e celebrar entidades características de religiões de origem africana. Por outro lado, representantes da categoria de comerciantes do município afirmam respeitar a data e seu significado, mas alegam dificuldades de faturamento caso o comércio se mantenha fechado no terceiro feriado do mês. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA) Renato Haddad nega qualquer motivação ideológica ou política para a abertura do comércio no feriado de 20 de novembro, diz respeitar a data e sua importância histórica, mas preza pela defesa dos comerciantes no assunto.

PROPOSTAS PARA O TEMA


Segundo Washington Lúcio Andrade, representante da Secretária de Políticas e de Promoção da Igualdade Racial do Gabinete do Prefeito (SEPPIR), órgão do Governo Federal, o feriado tem caráter religioso e histórico e deve ser respeitado. “O argumento que se o comércio fechar vai prejudicar os lucros dos comerciantes, não se justifica, abrindo às 10 da manhã e fechando às 4 da tarde, tirando o almoço dos funcionários restam um pouco mais de quatro horas de comércio aberto somente”.

Já o presidente da associação comercial (ACIA) apresenta proposta de se modificar o dia de comemoração do dia 20 para outra data, “devemos buscar equilibrar os interesses, sem prejuízo a nenhuma das partes”. Sobre o a proposta Washington afirma ”não há como mudarmos a data, ele tem uma importância religiosa e histórica que não pode ser alterada, vamos mudar agora a data de finados, por exemplo?”.



VEREADOR DEFENDE DIÁLOGO PARA SOLUCIONAR QUESTÃO



O vereador Carlos Nascimento (PT) que é autor do projeto de lei que instituiu o feriado defende que seja construído maior diálogo sobre a questão, “a idéia do feriado é ampliar a reflexão em torno do tema, não o enfrentamento”. Sobre o futuro da data nos próximos anos afirma “se a preocupação dos comerciantes é a arrecadação, tenho certeza que podemos ser criativos e pensar inclusive todo o mês de novembro como um atrativo tanto para o comércio quanto para o debate da questão racial, o grande fluxo de pessoas pode vir ajudar a ambas as partes”. Sobre a proposta de alteração da data afirma “tem datas que são intocáveis”.

A data de 20 de novembro também marca a morte do líder que ficou conhecido como Zumbi dos Palmares, que comandou a resistência de escravizados no Brasil na época colonial. Destacada liderança do Quilombo dos Palmares, situado na época no atual Estado de Alagoas, o quilombo é um marco de resistência e luta para a história brasileira. O quilombo chegou a ter aproximadamente 30 mil habitantes, Zumbi dos Palmares nasceu em 1655 e faleceu em 20 de novembro de 1695.

Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: