Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Câmara decidiu composição das comissões permanentes

PMDB é o partido que concentra maior  poder na cidade

Na primeira sessão legislativa do ano foi aprovada a composição das comissões permanentes da Câmara Municipal de Araraquara. Sob um clima tenso de discussão a decisão foi marcada pela confirmação da divisão atual dos vereadores em três tendências (veja matéria especial intitulada “A votação das comissões da Câmara contada pelos próprios vereadores”). O PMDB ficou com a presidência das duas principais comissões da Câmara, a de Justiça que ficou com o vereador Serginho Gonçalves (PMDB) e a de Orçamento que ficou com Elias Chediek (PMDB).
O PMDB já acumula na cidade a função máxima do executivo através da eleição do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) em 2008, o presidente da Câmara Municipal o Boi (PMDB), a maior bancada do legislativo com quatro vereadores e agora também a presidência das duas principais comissões da Casa de Leis.
Outra questão marcante foi o fato da sessão legislativa ter se iniciado somente uma hora e meia depois do previsto, dado os impasses para um acordo sobre a composição das comissões. O Partido dos Trabalhadores marcaram seu discurso pela cobrança de acordo firmado quando da eleição de Boi que garantia a presidência da comissão de Orçamento e Finanças aos petistas.  Boi foi eleito com votos dos cinco vereadores articulados pelo vereador Paulo Maranata (PR) mais os votos dos três parlamentares petistas, que firmaram acordo na época.
A primeira tendência política da Câmara é articulada pelo vereador Paulo Maranata (PR) com cinco vereadores da base do governo que organizaram a eleição do atual presidente Aluisio Braz, o Boi, (PMDB), a segunda tendência é a da oposição representada pelos três vereadores do PT (Edio Lopes, Carlos Nascimento e Márcia Lia), já a terceira tendência é articulada pelo líder de governo João Farias (PRB) que conta cinco vereadores da base do governo.
As comissões permanentes são quatro e segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal são: Justiça, Legislação e Redação; Tributação, Finanças e Orçamento; Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico; Ordem Social, Transportes, Habitação e Meio Ambiente
Confira abaixo como ficou a composição das comissões permanentes da Câmara Municipal de Araraquara:
01. Comissão de Justiça, Legislação e Redação
Presidente: Serginho Gonçalves (PMDB)
Membro: Márcia Lia (PT)
Membro: Tenente Santana (PSDB)
02. Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento
Presidente: Elias Chediek (PMDB)
Membro: Serginho Gonçalves (PMDB)
Membro: Paulo Maranata (PR)
03. Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico
Presidente: Edio Lopes (PT)
Membro: Elias Chediek (PMDB)
Membro: João Farias (PRB)
04. Comissão de Ordem Social, Transportes, Habitação e Meio Ambiente
Presidente: Carlos Nascimento (PT)
Membro: Lapena (sem partido)
Membro: Tenente Santana (PSDB)


Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: