Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Câmara aprova um único projeto sobre cultura em dois anos e tem proposta de se mudar para a Biblioteca

“Este prédio onde estamos foi projetado para ser uma Biblioteca, acho que não precisa ser falado mais nada”, afirmou a gerente Célia Regina

O vereador Paulo Maranata (PR) divulgou proposta de utilizar o prédio da Biblioteca Municipal para alocar a Câmara, a Biblioteca por sua vez passaria a funcionar na atual Casa de Leis. Tal questão foi levantada por motivo da alteração do número de vereadores que poderão chegar a 21para as próximas eleições municipais de 2012, quando estarão em disputa os cargos de prefeito e vereadores. O vereador e engenheiro Elias Chediek (PMDB) afirma que a proposta de utilizar o prédio da Biblioteca Municipal não é consenso entre os parlamentares e se posiciona de forma contrária a idéia. Já o projeto de construção do novo prédio da Câmara na região da Orla Ferroviária na Via Expressa, segue em andamento na Prefeitura Municipal.

Diante da proposta de optar pelo uso das instalações da Biblioteca Municipal, o debate sobre a história e a forma como foi planejado este prédio da cidade ganha também maior destaque. Mas, segundo informações da própria Câmara nestes dois primeiros anos de legislatura apenas um projeto de Lei foi aprovado que tenha como temática e objetivo principal o setor cultural de Araraquara. Tal projeto institui o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, sendo que dado seu caráter de Museu fica subordinado à secretaria de Cultura.

Em entrevista a gerente da Biblioteca Municipal Célia Regina Longobardo, 50, afirma que “ontem (13) quando recebi o vereador (Maranata) já lhe disse que o prédio da Câmara não comportaria os livros da Biblioteca”. Sobre o atual prédio onde funciona a Biblioteca Municipal Regina afirma “este prédio tem história, estamos aqui desde 1976 e estamos muito bem, inclusive com condições de expandir o nosso acervo”. A gerente ainda declara que “este prédio foi pensado para acolher uma Biblioteca, vamos sair daqui para ir para um local adaptado? Como vamos abrigar o acervo? E onde iremos ter um espaço para as crianças, como temos hoje?”

O vereado Elias Chediek (PMDB) que é engenheiro crítica a proposta de mudança do prédio da Câmara, onde afirma “não adianta ter medidas paliativas, temos que investir num local definitivo para abrigar a nova Câmara Municipal”.

Sobre o assunto, Chediek declara que “se o novo projeto da Câmara é de ampliar a divulgação do trabalho dos vereadores e convidar a população a participar mais do cotidiano do legislativo, considero que esta medida é impopular”. O vereador complementa dizendo “do ponto de vista técnico, o atual prédio da Câmara não teria as condições de comportar o volume de livros da Biblioteca, além do mais o prédio que abriga a Biblioteca foi projetado para o tipo de atividade que ele já realiza”.

Publicado no jornal Folha da Cidade - Araraquara, São Paulo
 
Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: