Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Marcelo afirma que meta do governo é atender a periferia

Na primeira entrevista do ano o Prefeito de Araraquara Marcelo Barbieri (PMDB) avalia os dois primeiros anos de seu mandato e anuncia medidas para 2011. Marcelo comentou ainda sobre seu companheiro de partido Orestes Quércia (PMDB) que ocupava o cargo de presidente estadual do PMDB no Estado de São Paulo.

Neste início de ano o PMDB conta com o cargo de chefe do Executivo e agora com o da presidência da Câmara com o peemedebista Aluisio Braz, o Boi para o período de 2011 a 2012. Entre parlamentares o partido tem bancada com quatro vereadores numa Câmara com total de 13 integrantes. Confira abaixo entrevista:

Jornal Folha da Cidade: Após o recente falecimento de Orestes Quércia (PMDB) como fica a situação do PMDB em São Paulo?

Prefeito Marcelo Barbieri: Queria primeiramente agradecer a oportunidade de estar novamente na Folha da Cidade para poder realizar um balanço da minha gestão nestes primeiros dois anos. Fui vice-presidente do PMDB em São Paulo até assumir a prefeitura, saí pelo motivo do estatuto do partido não permitir que se possa assumir determinadas funções partidárias ao mesmo tempo que se ocupa um cargo executivo. Não sei agora se isso vai mudar por conta do caso do Michel Temer, ele é vice-presidente e atual presidente Nacional do PMDB, se ele ficar, eu também posso ser presidente estadual, por que não. Sempre fui ligado ao Quércia e sempre trabalhei pelo partido, estou aguardando está decisão. Por outro lado também nós temos que eleger um novo presidente num prazo determinado de 60 a 90 dias pelo estatuto, o presidente interino tem que convocar o processo. Eu irei acompanhar essas negociações que estão sendo feitas. Se houver consenso em meu nome para a presidência vou assumir, mas se não houver não irei disputar eleições.

Jornal Folha da Cidade: O deputado estadual Edinho Silva (PT) recentemente em entrevista afirmou que vai trabalhar pela formação de um campo político em São Paulo aliando PT e PMDB, inclusive em Araraquara. Como você é um potencial candidato à reeleição pelo PMDB como analisa esta questão?

Prefeito Marcelo Barbieri: Claro que sou um potencial nome isto não vou negar, mas o PT tem se colocado numa posição de oposição ao governo. Respeito à oposição, é necessária, ela ajuda a melhorar o governo. Mas, temos uma avaliação que estamos indo bem, nosso balanço é positivo. Quanto à aliança em Araraquara entre PT e PMDB acho precipitado ainda para falar, acho melhor aguardar um pouco como vai ser a posição do partido. Agora na questão estadual vivemos um momento de indefinição, tanto que não estamos no primeiro escalão do governo Alckmin, o PMDB está num período de indefinição. Acho que o Michel Temer (PMDB) é uma pessoa importante e influente, é de São Paulo, é vice-presidente, acho que o ambiente é bom para dialogar com as forças.

Jornal Folha da Cidade: Quais você considera que são as principais características do seu governo?

Prefeito Marcelo Barbieri: Queremos aprofundar o foco do governo junto das comunidades, tendo como preocupação em primeiro lugar a educação e a saúde. Neste ano teremos a construção de 5 escolas de ensino infantil e 2 escolas do ensino fundamental. Queremos aprofundar a relação com a periferia da cidade. Na saúde estamos fazendo a UPA da Vila, teremos um pronto socorro a altura da população de 80 mil pessoas daquela região e teremos ainda a UPA na Via Expressa. Com o anúncio em 31 de dezembro da aprovação da emenda do deputado Dimas Ramalho de 1,5 milhão vamos concluir o asfalto do Parque Gramado, do Dumont e do Jardim Iguatemi. Estamos buscando atender as demandas de pavimentação da cidade que estavam reprimidas, principalmente recapeamento, entregamos 700 quarteirões nos dois primeiros anos, para 2011 vamos criar a terceira equipe de recapeamento e queremos superar o numero de 400 a 600 quarteirões somente em 2011. Realizamos em 2010 também grandes investimentos no Parque Pinheirinho. Das 20 metas do OP de 2009 estamos com 17 ou prontas ou já encaminhadas, as de 2010 vamos começar agora, e fizemos o que faltava de 2007 e 2008. Temos hoje 46 obras em andamento em Araraquara. A nossa visão é de não onerar setores mais pobres da população. Então a nossa meta é ampliar a receita e segurar o máximo possível a despesa. Temos 3% de cargos de confiança para 5000 funcionários, isto é um diferencial na história de Araraquara. A nossa meta é atender a periferia.

Jornal Folha da Cidade: Após entrevista com o atual presidente da Câmara Municipal Aluisio Braz, o Boi (PMDB) ter assumido que o deputado Estadual Edinho Silva (PT) apoiou sua candidatura a presidente como você avalia o processo de eleição da presidência da Câmara?

Prefeito Marcelo Barbieri: Fiz questão de ir na posse do Boi, o Elias foi candidato e tinha legitimidade para ser, foi líder de governo e está no terceiro mandato como vereador. Foi um processo legitimo, nunca critiquei o Boi, aliás ele tem sido um grande aliado meu nestes dois anos, ele é meu aliado. Quero somar com o Boi, não quero que ele saia do PMDB, ele não quer também, ele é do meu partido. Ele nunca foi oposição ao governo. Na história de Araraquara poucos prefeitos não tiveram seus candidatos à presidência da Câmara eleitos, isto mostra que eu não pressionei tanto assim a ponto de ganhar a eleição.

Jornal Folha da Cidade: Como irá funcionar o projeto do Sistema Sesi nas escolas fundamentais de Araraquara que se inicia neste início de ano?

Prefeito Marcelo Barbieri: A questão do Sistema Sesi é uma proposta de campanha, onde depois de muito pesquisar vários métodos achei que o melhor para nós é o sistema Sesi, por que o Sesi tem uma visão pública. Agora nós já firmamos o contrato dentro da lei para iniciar o projeto neste ano. O sistema já foi desenvolvido durantes dez anos e tem experiência para nos ajudar e os materiais já foram distribuídos para todas as escolas. Estamos agora iniciando o processo de formação. Nossa meta é melhorar a qualidade de ensino, para que todas as escolas da cidade tenham um padrão de qualidade. No ano que vem serão 14 escolas de ensino fundamental, pois estaremos inaugurando mais duas. Queremos que independentemente do local que o aluno possa ter qualidade de ensino. Queremos dar o suporte para que esse jovem saia da escola fundamental e possa ingressar numa faculdade ou escola técnica, queremos poder garantir este direito. O material do Sesi leva em conta ainda a realidade do município, a realidade local e esta era uma de nossas exigência. Ao final de 2011 faremos um balanço, nós fizemos uma pesquisa em 2010 e depois iremos comparar. Um comparativo mais técnico de qual é o avanço que a comunidade que está ligada ao ensino fundamental considera desta mudança.

Jornal Folha da Cidade: Em relação ao sistema de vídeo-monitoramento que conta com câmeras instaladas pela cidade, como será a estratégia de segurança para atender as demandas registradas?

Prefeito Marcelo Barbieri: Na verdade a questão da municipalização da segurança está sendo impulsionada pelo governo federal através do Pronasci, e vem possibilitar a integração de todas as polícias. Sobre o vídeo-monitoramento já fizemos a compra dos equipamentos, instalamos e construímos a sala de recepção das imagens na Arena da Fonte. O atual secretario de segurança o Eli Schiavi é professor de guardas municipais, tem experiência na área e a grande meta dele e a minha é fazer a integração com todas as polícias. Outra meta é que ele conduza agora a escolha do novo coordenador da guarda. Um dos objetivos para 2011 é um investimento mais forte para a Guarda Municipal existe previsão no orçamento para comprarmos mais equipamentos. Hoje já estamos começando a ter dados concretos com a implementação do monitoramento. Ainda teremos em parceria com o Governo do Estado de São Paulo a realização em Araraquara do prédio da 1° Companhia da Polícia Militar e a construção do Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística com altíssima tecnologia. Eu acredito que temos a obrigação de investir mais neste ano de 2011, em modernizar a guarda.

Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: