“Eu não consigo esconder o meu posicionamento político”, afirma presidente eleito da Câmara
Em entrevista exclusiva ao jornal Folha da Cidade o vereador e presidente da Câmara Municipal eleito para o período de 2011 a 2012 Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) comentou sobre suas expectativas para os próximos dois anos de trabalhos legislativos e sua relação com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e o deputado estadual Edinho Silva (PT).
Com opiniões fortes e claras, Boi alegou ter recebido apoio do deputado estadual Edinho Silva (PT) em sua candidatura à presidência da Câmara e afirmou que “a política é assim você tem seus adversários políticos e seus amigos políticos, a opção é de cada um”. Boi venceu as eleições por oito votos a cinco do também candidato Elias Chediek (PMDB), os três votos de diferença foram dos vereadores do PT (Carlos Nascimento, Márcia Lia e Edio Lopes)
Boi comenta ainda projetos que pretende implementar durante sua gestão enquanto presidente da Câmara, destacando que sua atuação será baseada no diálogo com funcionários e vereadores.
Folha da Cidade – Nestes últimos dois anos foi muito comum nos debates em plenário durante as sessões legislativas a polarização entre a defesa do governo do ex-prefeito Edinho Silva (PT) e do atual prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), como você pretende trabalhar esta questão?
Vereador Aluisio Braz - O Napeloso atuou enquanto vereador tanto na administração do Edinho como na do Marcelo, se fosse o Elias que tivesse ganhado continuaria tendo este confronto, pois ele também atuou nos dois governos. A minha eleição da um basta nisto, para começar do zero. Pois, quando população elegeu oito novos vereadores era por que desejava ver mudanças. Quando a população elegeu oito novos vereadores ela queria um começo novo. Eu acho que o Edinho foi um grande prefeito e construiu a sua marca, tem que parar de ficar comparando, não dá para presidir com este discurso. Eu não tenho problemas de dizer que avalio o governo do Edinho de bom para ótimo e acho que o Marcelo vai governar e tem que parar com essa pressão de comparar o governo dele com o do Edinho, por que os dois governos têm que ser bons. Na minha visão acho que temos de parar de comparar o Edinho com o Marcelo e sim comparar o avanço de Araraquara com as outras cidades.
Folha da Cidade – Você considera que o fato do então candidato à presidência da Câmara Elias Chediek (PMDB) ter exercido função de oposição durante os anos da gestão (2001-2008) do ex-prefeito Edinho Silva (PT), pode ter contribuído para que o Edinho fosse um peso de apoio a sua candidatura à presidência da Câmara?
Vereador Aluisio Braz - Lógico não tenho sombra de dúvidas, é que a gente as vezes quer fechar os olhos para algum ponto da política. Mesmo que se não fosse eu o candidato, qualquer outro sem este histórico de oposição sairia na frente. Por exemplo, a conduta da Márcia em relação ao Marcelo é diferente da demonstrada pelo Edio e pelo Nascimento. Caso a Márcia Lia se destaque como oposição é lógico que o Marcelo não vai apoiar nunca a Márcia à presidência da Câmara, caso ela estivesse hoje na situação do Elias. A política é assim você tem seus adversários políticos e seus amigos políticos, a opção é de cada um. Então na política é assim, é direito de cada um seguir o seu caminho. Eu admiro o Edinho e o Marcelo eu consigo conviver com isso, tem gente que não. Quem quiser que aceite. Como também não vou mentir que por eu ter declarado publicamente que apoiei o Edinho a deputado estadual acabei me aproximando das lideranças dele e isto é fato não tenho por que esconder. Mas, naquele momento eu não tinha nenhuma intenção de ser presidente. Têm pessoas do PMDB, por exemplo, que torceram para que eu me elegesse presidente, mas não conseguiram se expressar em meu apoio no momento da eleição. Eu não consigo esconder o meu posicionamento político. Eu sou do PMDB, eu vou sempre procurar contribuir fazendo a minha parte, tenho minhas diferenças políticas em alguns assuntos com o prefeito e o partido, mas estou engajado na reeleição do Marcelo, vai ser muito bom para a cidade ter o Marcelo por oito anos.
Folha da Cidade – Quais serão as suas principais medidas enquanto presidente da Câmara Municipal no período de 2011-2012?
Vereador Aluisio Braz - Eu vou passar por uma faculdade de administração, temos mais de 140 funcionários na Câmara e mais os funcionários terceirizados das áreas de limpeza e segurança. Temos ainda um orçamento de mais de 8 milhões por ano, é uma empresa. Por isso vou ouvir muito os funcionários de carreira, pois esta é uma empresa fiscalizada pelo Tribunal de Contas, pela população e pelos vereadores. Vou ter muita calma e tranqüilidade, dar toda a liberdade para os vereadores debaterem com calma, não vou fazer pegadinha em voto, vou deixar o debate aflorar, não vou desqualificar vereador em sessão e vou tentar fazer uma mediação tranquila dos debates. Sei também que todas as decisões têm que ser feitas com os vereadores. Por exemplo, o Nascimento nos discursos dele sempre reivindica a falta de participação nas discussões do orçamento do município, para as suas propostas de mudança nesta questão vou dar todo o suporte, já falei com o Nascimento (durante entrevista Boi confirmou o nome de Nascimento para a presidência da Comissão de Orçamento). Eu também quero fortalecer o setor de comunicação da Câmara, estou pensando em cortar na própria carne, tenho a possibilidade de não usar alguns assessores tenho direito como presidente, quero conversar com os vereadores para poder tirar estes cargos e criar mais dois no setor de comunicação e aumentar a qualificação da imprensa. Temos a proposta de um informativo mensal da Câmara e divulgar mais notícias em rádio, jornal e TV. Quero que os vereadores dêem espaço para que eu possa fazer a minha administração e poder mostrar a minha marca nestes dois anos. Estou analisando a estrutura da Câmara e ver se podemos fazer algumas mudanças físicas para gabinetes com espaços menores. Vou respeitar os funcionários não vou tomar nenhuma medida precipitada, não vou fazer nada sem conversar com o Arcélio (Diretor Geral). Vou convocar os vereadores, manter a questão da economia, não vou fazer nada radical.
Folha da Cidade Segundo foi apurado a Câmara neste ano apresentou baixa produtividade em trabalhos de comissões voltados a exercer função de fiscalização, o que você pretende fazer sobre esta questão?
Vereador Aluisio Braz - Pretendo estimular, todas as questões que os vereadores colocarem vou dar apoio. Quero deixar bem clara a questão que vou dar respaldo a tudo o que os vereadores quiserem propor para melhorar o seu trabalho. Temos que debater o fortalecimento das comissões e saber quais são as propostas para esta questão. Sobre a Câmara tenho ainda uma idéia particular que é apostar na construção de uma cultura política maior com a população sobre o trabalho legislativo através de diálogos dos vereadores com a população, um projeto para levar o debate parlamentar a espaços estratégicos da cidade.
Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário