Segundo o agente de trânsito não há contingente para efetuar a fiscalização o dia todo na Nove de Julho “passamos durante o dia, mas não em tempo integral, no começo ou no fim do dia”.
O Boulevard da Rua Nove de Julho está necessitando da atenção de toda a população de Araraquara, desinformação está prejudicando o bom andamento do trânsito. Segundo as novas regras o horário de estacionamento de carros é das sete da manhã às sete da noite, a carga e descarga é das 16h da tarde às 10 da manhã e circulação de carros é proibida das 16h às 18h30.
A partir daí começam os problemas, as grandes faixas que a Prefeitura colocou durante o trajeto do Boulevard estão com o horário errado, indicam que a proibição de circulação seria a partir das 16h15, quando na verdade pequena placa afixada logo ao lado diz 16h.
Durante o período em que a reportagem do jornal esteve no local carros transitaram livremente durante o horário proibido, inclusive estacionando seus carros. População reclama que carros param sobre as faixas de pedestre e confusão causa acidentes de trânsito. Comerciantes e população se mostram indignados com o descaso no local. Com sua loja na frente de um ponto de ônibus Sandra Helena de Souza, comerciante, de 38 anos disse sobre o caso “têm muito acidente aqui na frente com motos, o pessoal vai atravessar na frente dos ônibus e não enxergam que a moto vem vindo do outro lado”.
Agente de trânsito no local concedeu entrevista, que foi interrompida duas vezes por populares que adentraram a Nove de Julho perguntando sobre funcionamento dos horários. Segundo o agente de trânsito não há contingente para efetuar a fiscalização o dia todo na Nove de Julho “passamos durante o dia, mas não em tempo integral, no começo ou no fim do dia. O certo seria colocar câmeras”. O agente afirma ainda que “há uma contradição na regulamentação da Nove de Julho, na questão do estacionamento com a carga e descarga de produtos”.
Ônibus estão proibidos aos sábados no Boulevard Nove de Julho
Outro problema no local é que durante o sábado os ônibus estão proibidos de circular pelo Boulevard da Nove de Julho e estão realizando desvio pela rua 4. Reclamações reveladas em entrevistas são direcionadas ao fato de não haver informação nos pontos da rua 2 , sobre o desvio. Confira depoimentos de comerciantes e populares do Boulevard da Nove de Julho:
Luiz Carlos Brunassi, segurança, 33 anos
Sobre carro transitarem em horários proibidos disse “não têm fiscalização nada, é o que tenho notado. Há 20 dias estava bom, agora não estou mais vendo nada. A população têm que ser mais consciente e fazer valer a lei”.
Talita do Carmo Ramos, operadora de caixa, 26 anos.
Sobre populares esperarem ônibus na rua dois aos sábados, que passa somente na rua 4, “nós temos que avisar as pessoas, que ficam no ponto esperando os ônibus, nem sei há quanto tempo já estariam lá esperando”.
Elisabete Santos, vendedora, 40 anos.
Sobre caso dos ônibus ao sábado afirmou “quem todo dia utiliza os ônibus sabe que não passa no sábado, mas quem não usa sempre, fica esperando aí. Acho que deveria circular somente ônibus, quem compra na Nove de Julho anda de ônibus”
Joelma, sorveteira
“Na frente do meu comércio têm um ponto e vejo no sábado o pessoal fica aqui esperando e nós é que temos que avisar”.
Sandra Helena de Souza, comerciante, de 38 anos
“De sábado fica bastante gente esperando sem saber que o ônibus não vai passar, principalmente o pessoal de idade”
Comerciante após fechar loja, espera ônibus que não vêm
Rubens Costa, empresário, 55 anos
Sobre caso dos ônibus ao sábado afirmou “eu fiquei esperando o ônibus no sábado, depois que fechei a loja e estava indo embora para casa. Só soube que não passaria na Rua Nove de Julho, quando um rapaz passou pela rua e nos avisou. Tinha mais gente esperando. Não tem fiscalização ultimamente sobre os carros que passam, passa caro o dia todo aqui. Com estacionamento idem”
Boulevard da Nove de Julho é palco de acidente e confusão no trânsito
Uma tarde no Boulevard da Nove de Julho foi suficiente para acompanharmos alguns fatos referentes ao funcionamento de uma das principais vias comerciais do município. No trecho da Rua dois entre a Avenida Duque de Caxias e Avenida Portugal, grade que recobre parte da calçada apresenta perigosa elevação. Papel no chão afixado por comerciantes do local alerta transeuntes, acerca de duas semanas idosa caiu e se fraturou, comerciantes chamaram ambulância para socorrê-la. Segundo vendedoras presentes no acidente, ontem mulher com criança de dois meses operada tropeçou no local. Teve fraturas no braço com a queda, felizmente bebê nada sofreu.
Confusão também está instalada sobre proibição de passagem dos carros, faixas da Prefeitura indicam 16h15, indicação contradiz placas no local que indica 16 horas. Carros transitam livremente durante horário proibido por regulamentação.
Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP
Luís Michel Françoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário