Boas Vindas !

Olá, todos e todas. Aproveitem o blog.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PV irá articular com movimentos sociais e pode ser diferencial político em 2012

Saída de Lapena do PV marca mudança do antigo G-4 para grupo de novos vereadores aliados a petistas visando 2012.

Nesta semana, em entrevista Fernando César Câmara, o Galo, presidente do Partido Verde de Araraquara e Edna Martins (PV) socióloga, ex-vereadora e presidente do Cedro Mulher afirmaram que não irão solicitar na justiça o mandato do atual vereador Lapena (sem partido). No próximo ano a expectativa é que o PV municipal irá articular junto aos movimentos sociais e compor novas idéias para questões políticas do município. Os dois dirigentes partidários descartaram a negociação de cargos no atual governo do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).

Neste final de ano ocorreram as eleições que elegeram o vereador Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) para a presidência da Câmara Municipal. Na oportunidade o Partido Verde decidiu através de sua comissão executiva o apoio ao candidato Elias Chediek (PMDB), o vereador Lapena entregou carta se desfiliando do Partido Verde para manter compromisso de voto em Boi. Lapena era integrante de grupo de novos vereadores, antigo G-4, composto por Paulo Maranata (PR), Boi (PMDB) e Serginho Gonçalves (PMDB) que juntos articularam a candidatura de Boi à presidência. Lapena alegou pressão política do partido para votar em Chediek e se desfililou.

O vereador Lapena há muito tempo já apresentava apoio ao candidato Aluísio Braz, o Boi, (PMDB) à presidência da Câmara, mas com mudanças nas articulações do grupo que apóia Boi visando 2012, seu antigo partido o PV e o próprio vereador definiram novos rumos de atuação.

HISTÓRICO

O antigo G-4 (ou G-5 quando era integrado também por Tenente Santana (PSDB) foi um grupo de vereadores criado para garantir que vereadores recém eleitos pudessem ter espaço de diálogo nas discussões de projetos entre Prefeitura e Câmara. Nestas eleições à presidência lançaram candidatura própria do grupo o vereador Boi. Se antes o grupo visava espaço político, agora compõem um novo agrupamento que tem o apoio de vereadores do PT, que fecharam voto no candidato Boi nestas eleições.

NOVOS RUMOS

O PV no próximo ano, segundo Edna, “iremos ampliar nossa relação com os movimentos sociais da cidade, um mandato na Câmara é importante, mas não é a unica ferramenta para se fazer política, prevemos um ano de muito trabalho, de diálogo, vamos organizar fazendo”.

Edna Martins foi a primeira mulher na história de Araraquara a assumir o cargo da presidência da Câmara Municipal (2007-2008) e nas eleições de 2004 foi a vereadora mais votada da cidade. Nas eleições municipais de 2004 foi candidata a prefeita de Araraquara. Após atuação política no Partido dos Trabalhadores Edna se filiou ao PV, onde construiu candidatura para deputada federal nas eleições deste ano.

Assim, nos últimos anos o partido verde no município vem apresentando grandes modificações que não estão desvinculadas da posição política do partido em âmbito nacional. A visita, por exemplo, da candidata à presidência Marina Silva (PV) em Araraquara na campanha deste ano foi uma demonstração da articulação da candidatura de Edna e seu partido.

Nestas eleições presidenciais a candidata Marina Silva aliada a seu discurso sobre questões relacionadas ao Meio Ambiente conquistou espaço no debate nacional. E assim, obteve em determinadas regiões do país votação expressiva em relação aos candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT).

Com atuação política do PV agora sem representação na Câmara Municipal a estratégia de diálogo com a sociedade aliada a temas ambientais irá compor a estratégia política do partido, explica Edna. Assim, como o PV nacionalmente, onde com uma candidatura alternativa perante a marcada bipolaridade entre PT e PSDB conseguiu obter resultados expressivos, o PV municipal mesmo não compondo diretamente a Prefeitura e a Câmara vem também articulando seu espaço.

Publicado no Jornal Folha da Cidade – Araraquara/SP

Luís Michel Françoso

Nenhum comentário: